Barreira celebra bebés e crianças batizadas em 2019

Barreira celebra bebés e crianças batizadas em 2019

No domingo, 2 de fevereiro, celebrou-se a bênção dos bebés e das crianças batizadas no ano de 2019 na paróquia da Barreira.

À semelhança de Maria e José, na festa litúrgica da apresentação do Menino Jesus no templo de Jerusalém, os pais trouxeram as suas crianças para as apresentar a Deus e Lhe pedir que as abençoe, as proteja e as ajude a crescer em idade, graça e sabedoria.

Esta cerimónia pretendeu ser também expressão de gratidão e de louvor, de consagração e oferta. Cada criança é sempre um dom de Deus aos pais, à família e à própria comunidade pelo que, juntos, louvámos a Deus pelo dom maravilhoso de cada criança.

Momentos antes da bênção os pais acenderam, no Círio Pascal, uma vela, símbolo da luz de Cristo Salvador, tornando como que mágica esta ocasião, entre os sorrisos, o palrar, algum choro e o espanto no olhar dos pequenitos. Aos pais e educadores destas crianças foi feito o desafio de zelarem, com o seu exemplo e apoio, pelo crescimento daquela Luz.

Esta cerimónia teve a participação e animação especial de um grupo de 60 jovens da Missão País, bem como do padre João Quintas e do seminarista Bernardo Rocha e Melo que acompanharam este jovens.

Durante a passada semana este grupo da Missão País esteve na nossa paróquia em missão. Abdicaram de uma semana de férias académicas, para se darem aos outros. Ajudaram no Lar, no Centro Escolar, no Jardim de Infância e ainda andaram de porta a porta a ajudar quem necessitava, a fazer companhia e a animar os idosos que se encontravam mais sozinhos. Tivemos a feliz coincidência de a sua eucaristia final coincidir com esta cerimónia.

No final desta celebração foi entregue a cada criança um pequeno anjo da guarda, com a respetiva oração, sendo as famílias incitadas a reza-la todos os dias com os seus filhos.

Esta celebração foi presidida pelo padre João Quintas e concelebrada pelo nosso pároco, padre Bertolino Vieira.

Arminda Filipe
Arminda Filipe
Equipa da Pastoral Familiar da paróquia da Barreira
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Crianças encontram Tesouro Escondido em Fátima

Os participantes são crianças do 3º ano da catequese que se preparam para a Primeira Comunhão. Vieram das paróquias de Aljubarrota, Arrabal, Barreira, Marinha Grande, Reguengo do Fetal, Santa Catarina da Serra (Chainça) e São Bento.