Assistentes de agrupamentos juntam-se para abordar o tema do ano

Assistentes de agrupamentos juntam-se para abordar o tema do ano

Na passada manhã de quinta-feira, dia 30 de outubro, os assistentes dos agrupamentos da Região escutista de Leiria-Fátima, reuniram-se na sede da Junta Regional para mais um encontro de assistentes.

Este primeiro encontro anual, como já é hábito, foi de apresentação do tema deste ano escutista – Somos Servir – e da figura que o inspira – a Rainha Santa Isabel. Partindo de um vídeo que o Pe. Nuno Folgado, Assistente Regional da Região e Portalegre-Castelo Branco, fez para os encontros das áreas pedagógicas, foi apresentada a vida de Santa Isabel de Portugal, focando dois aspetos que a tornam, para nós, exemplo do serviço: a sua caridade evangélica para com os mais necessitados e a sua dedicação ao serviço da paz. De facto, a Rainha Santa não só assumiu a virtude da caridade como regra de vida, mas toda a sua vida foi colocada ao serviço da construção da paz, sendo, por isso, a Rainha de Portugal da paz.

Esta entrega de vida da Rainha Santa à edificação da paz, serviu de mote para o segundo momento deste encontro, estendido desta vez aos padres da diocese que quisessem participar. Partindo da figura de Santa Isabel como mediadora ao serviço da Paz, recebemos a Maria dos Anjos, fundadora da Associação Nova Humanitas, que abordou o tema da resolução de conflitos a partir da visão da psicologia humanista, que nos desafia a olhar para cada conflito relacional procurando as suas causas, tantas vezes escondidas por debaixo das feridas que cada um de nós transporta. Deste modo, a resolução de conflitos torna-se, primeiramente, uma sabedoria que olha cada homem e mulher como um todo, procurando no interior de cada um o caminho da paz, que se desvenda à medida que nos conhecemos mais profundamente. Foi sem dúvida uma manhã enriquecedora, que nos desafia a olhar a figura da Rainha Santa e a imitar não só a sua caridade, mas também a sua capacidade de ir ao coração de cada homem e mulher, tornando-os construtores da paz. Inspirados pela Rainha Santa, possamos ter uma boa caça sem nunca perder de vista o serviço e a paz!

Eduardo Caseiro, P.
Eduardo Caseiro, P.
Padre da Diocese de Leiria-Fátima. Actualmente é director de Centro de Formação e Cultura Cristã.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Banco Alimentar lança campanha no final do mês

O Banco Alimentar Contra a Fome Leiria-Fátima vai, a exemplo do que é habitual, integrar mais uma Campanha, coordenada pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, nos próximos 30 de novembro e 1 de dezembro, para recolha de alimentos em supermercados e na internet no site www.alimentestaideia.net.

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.