Assembleia Diocesana e celebrações paroquiais: “todos unidos” no Dia da Diocese

http://lefa.pt/?p=5360

O domingo 8 de outubro marcará o início do novo ano pastoral de 2017-2018, com o lema “Leiria-Fátima em festa: centenário da restauração da Diocese (1918-2018)”. Neste Dia da Diocese, todos são convidados a unirem-se, tanto pela participação na Assembleia convocada pelo Bispo, como nas celebrações das próprias paróquias.

O momento central do Dia da Diocese é a Assembleia Diocesana convocada pelo Bispo, que terá lugar na Sé de Leiria, com o acolhimento a partir das 15h00. Inclui oração, intervenção de Marco Daniel Duarte sobre “Leiria-Fátima: sempre antiga e sempre nova – percurso evocativo da história da Diocese”, e momentos musicais. Segue-se a apresentação da Carta Pastoral “A alegria de ser Igreja em Missão” e, às 16h45, uma celebração litúrgica evocativa da Igreja local (não será Missa).

O convite é feito a todos os diocesanos, especialmente aos mais envolvidos na pastoral como sejam os padres, membros dos conselhos, serviços e organismos diocesanos e paroquiais, catequistas, ministros da comunhão, responsáveis de movimentos, associações e instituições e superiores de comunidades religiosas. Haverá um espaço com atividades para ocupação das crianças, para que os pais possam participar sem preocupações.

“Um evento como este testemunha a nossa união no amor de Cristo, exprime e reforça a comum pertença à mesma e grande família espiritual diocesana, promove a comunhão eclesial e imprime nos nossos corações maior sentido de corresponsabilidade na missão comum da Igreja”, refere o Bispo na convocatória. Por isso, pede ao párocos: “reservai, pois, na vossa agenda a disponibilidade para participar, não marcando qualquer outra atividade, informai e motivai os vossos colaboradores para vos acompanharem”.

 

Nas paróquias

O programa não inclui a celebração da Missa, pois se entendeu que todos têm a possibilidade de nela participar nas suas comunidades. “Recomendo, aliás, o melhor empenho na preparação, celebração e vivência da Eucaristia nesse dia”, escreve D. António Marto.

Nesse sentido, o Departamento Diocesano de Liturgia elaborou um guião litúrgico para a celebração eucarística e com algumas sugestões para motivar a união de todos em torno desta festa comum. Entre outras iniciativas, sugere-se fazer uma breve introdução à celebração que evidencie a unidade paroquial e diocesana e a celebração do Jubileu do Centenário da Restauração da Diocese; evidenciar o ofertório como manifestação de partilha e comunhão diocesana; rezar a Oração Jubilar depois da oração de pós-comunhão; apresentar o programa da Assembleia Diocesana e convidar à participação, usar elementos decorativos relacionados com este tema, como o mapa da diocese ou fotos da Sé e do Bispo.

Entretanto, estão já disponíveis alguns materiais de apoio para este ano pastoral, como o cartaz, a carta pastoral, o esquema de objetivos e iniciativas, entre outras ajudas para refletir e viver este tema.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress