Ana Rita parte para a Missão do Gungo com “muito amor para dar”

http://lefa.pt/?p=6527

Ana Rita Pereira Gonçalves, de 32 anos de idade, natural de Monte Real, parte no dia 21 de março para Angola, sendo a mais recente missionária do grupo Ondjoyetu, da Diocese de Leiria-Fátima, a integrar o grupo que assegura a Missão de São José, no Gungo.

Naquela região montanhosa da Diocese do Sumbe, com a qual Leiria-Fátima está geminada, os missionários desenvolvem em permanência ações de evangelização, mas também de saúde, educação, agricultura, construção de habitações e outras, visando a melhoria da qualidade de vida das populações locais.

A celebração de envio de Ana Rita foi presidida por D. António Marto, no passado dia 14 de janeiro, na Catedral de Leiria, mas a sua ida ficou dependente de algumas formalidades legais com Angola, que só agora se resolveram. Aquela celebração “teve um simbolismo muito especial e o que senti naquele momento foi gratidão e uma consciencialização da minha partida, ficando de coração cheio”, referiu na ocasião, ao jornal Presente.

A jovem, que integrou o grupo Ondjoyetu há cerca de ano e meio, abraçou este projeto por “verificar que a missão diocesana no Sumbe responde às verdadeiras necessidades do povo”. Ana Rita confessou que “sempre tive vontade de fazer voluntariado, sempre pesquisei grupos e associações, mas nunca senti o chamamento como quando conheci este grupo e o seu método de trabalho, que “respeita a essência e cultura das pessoas”.

Assumindo que “nunca estamos totalmente preparados” e que “não é a formação que nos define”, a jovem missionária reconhece que a preparação específica dada pelo grupo e pela FEC – Fundação Fé e Cooperação “é importante, porque nos abre a mente para algumas realidades que vamos encontrar”. No momento da partida, confessava “levar na bagagem muito amor para dar ao povo do Gungo, além de alguns brinquedos, produtos para a saúde e também uns ‘mimos’ de Portugal para a equipa missionária que está no terreno”.

Joaquim Santos/LMF

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress