Alqueidão da Serra não esquece a tradição da Festa de Nossa Senhora das Candeias

Alqueidão da Serra não esquece a tradição da Festa de Nossa Senhora das Candeias

No dia 1 de fevereiro, a festa da apresentação do Senhor no Templo, também chamada de Nossa Senhora das Candeias, foi celebrada na paróquia de Alqueidão da Serra durante a missa vespertina. Desde logo a presença de muitos devotos, crianças e adolescentes da catequese, catequistas e pais, confirmou, como referiu o padre Vitor Mira, que também era um dia especial para a comunidade do Alqueidão da Serra, que ao longo dos tempos não tem esquecido esta tradição.

A Eucaristia teve início no exterior da igreja, iluminado pela chama do círio e das velas nas mãos dos fiéis, fazendo assim jus a esta festa que o celebrante explicou ser realizada quarenta dias após a solenidade do Natal e que, na origem da devoção, estava a festa de apresentação de Jesus no Templo por Maria e José, seus pais.

Durante a missa, o sacerdote procurou interagir com as crianças explicando que, segundo a lei, naquele tempo, os pais deviam apresentar os seus filhos no Templo, quarenta dias após o seu nascimento e simbolicamente deixar pombas ou rolas. Associou ainda este episódio bíblico ao batismo. Um convite especial aos pais das crianças de colo para receberem uma benção mais perto do altar; a representação do momento histórico por crianças vestidas com trajes da época; o cântico “Maria, Maria, tu és minha mãe e mãe do meu Senhor..” e a benção final, foram também momentos que marcaram a celebração.

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
António Santos
António Santos
Paróquia do Alqueidão da Serra.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...