ACEGE promove conferência online sobre “Economia de Francisco”

Hoje, é evidente que o capitalismo e a teoria económica que o sustenta não funcionam em alguns dos grandes temas.
http://lefa.pt/?p=25994

A Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) vai realizar no dia 21 de maio, às 18h00, uma conferência online em Leiria, subordinada ao tema “Construir a esperança à luz da economia de Francisco”. A participação requer inscrição de deverá ser feita através deste formulário: https://sforce.co/360dXpl.

Em Junho de 2018, e no seguimento do Sínodo dos Jovens, o Papa Francisco dirigiu um convite a jovens de todo o mundo, em particular a economistas, líderes e empreendedores sociais, com a premissa de fazer com eles “um pacto para mudar a economia atual e dar uma alma à economia do amanhã”. Esta iniciativa foi em grande medida impulsionada pelo economista e professor Luigino Bruni, que viria a ser designado diretor científico do encontro “Economia de Francisco”. Entretanto, a iniciativa, que deveria ocorrer nos dias 26 a 28 de Março em Itália, foi adiada para os dias 19 a 21 de Novembro, em virtude do impacto da epidemia do COVID-19

Na encíclica “Evangelii gaudium”, e depois na “Laudato Si”, O Papa denunciou vigorosamente o estado patológico de uma grande parte da Economia Global, referindo-se a uma “economia que mata “e demonstrando que ao matar tanto as pessoas como o ambiente, mata igualmente o futuro.

Hoje, é evidente que o capitalismo e a teoria económica que o sustenta não funcionam em alguns dos grandes temas. Após a queda do muro de Berlim, muitos deixaram levar-se por um certo otimismo sobre a capacidade do capitalismo resolver os nossos problemas: todavia, nos últimos anos, este otimismo foi transformado na certeza de que, de facto, não funciona. Se não alterarmos rapidamente o paradigma, efetivamente, destruiremos o planeta, os bens comuns, os bens relacionais, isto é, o que se refere às relações humanas não instrumentais.

A Acege, também participa ativamente neste desafio que o Papa Francisco coloca aos líderes empresariais e a todos os agentes económicos: como criar uma nova economia mais ligada aos dons e menos ao egoísmo.

Inscrição: https://sforce.co/360dXpl

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress