ACEGE promove conferência online sobre “Economia de Francisco”

ACEGE promove conferência online sobre “Economia de Francisco”

A Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) vai realizar no dia 21 de maio, às 18h00, uma conferência online em Leiria, subordinada ao tema “Construir a esperança à luz da economia de Francisco”. A participação requer inscrição de deverá ser feita através deste formulário: https://sforce.co/360dXpl.

Em Junho de 2018, e no seguimento do Sínodo dos Jovens, o Papa Francisco dirigiu um convite a jovens de todo o mundo, em particular a economistas, líderes e empreendedores sociais, com a premissa de fazer com eles “um pacto para mudar a economia atual e dar uma alma à economia do amanhã”. Esta iniciativa foi em grande medida impulsionada pelo economista e professor Luigino Bruni, que viria a ser designado diretor científico do encontro “Economia de Francisco”. Entretanto, a iniciativa, que deveria ocorrer nos dias 26 a 28 de Março em Itália, foi adiada para os dias 19 a 21 de Novembro, em virtude do impacto da epidemia do COVID-19

Na encíclica “Evangelii gaudium”, e depois na “Laudato Si”, O Papa denunciou vigorosamente o estado patológico de uma grande parte da Economia Global, referindo-se a uma “economia que mata “e demonstrando que ao matar tanto as pessoas como o ambiente, mata igualmente o futuro.

Hoje, é evidente que o capitalismo e a teoria económica que o sustenta não funcionam em alguns dos grandes temas. Após a queda do muro de Berlim, muitos deixaram levar-se por um certo otimismo sobre a capacidade do capitalismo resolver os nossos problemas: todavia, nos últimos anos, este otimismo foi transformado na certeza de que, de facto, não funciona. Se não alterarmos rapidamente o paradigma, efetivamente, destruiremos o planeta, os bens comuns, os bens relacionais, isto é, o que se refere às relações humanas não instrumentais.

A Acege, também participa ativamente neste desafio que o Papa Francisco coloca aos líderes empresariais e a todos os agentes económicos: como criar uma nova economia mais ligada aos dons e menos ao egoísmo.

Inscrição: https://sforce.co/360dXpl

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
Acácio Lopes
Acácio Lopes
Núcleo ACEGE Leiria.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Construir a esperança na crise

A ACEGE iniciará um conjunto de sessões on-line, com apresentação de boas-práticas empresarias, testemunhos pessoais e reposição das melhores conferências realizadas na associação, que pretende ser um espaço de partilha e desafio ao longo deste período de crise.