“A partir de agora é que começa a JMJ”

http://lefa.pt/?p=5423

 Foi a segunda vez que Sofia Pereira, da paróquia da Maceira, participou numa Jornada Mundial da Juventude. Em Cracóvia, na Polónia, acompanhou na última Jornada o grupo de jovens paroquial, do qual é animadora.

Levou a vontade de lhes mostrar o quão belo são estes encontros e, juntos, trouxeram o desejo de abrirem a porta Àquele que lhes dá tudo.

“Agora, é que começa a jornada!”

 

2016-08-12 JMJ Sofia-Pereira-1

► Sofia Pereira (primeira, à direita) e o grupo de jovens da paróquia da Maceira com um jovem polaco, em Cracóvia.

 

Testemunho de Sofia Pereira

“A partir de agora é que começa a JMJ”

“Acompanhar um grupo de jovens foi um desafio ao qual me propus. Já tinha participado numa Jornada: em Madrid, em 2011, mas de uma maneira diferente. Não tinha a responsabilidade de transmitir a outros jovens o quão belo eram estes encontros mundiais da juventude!

A experiência foi muito boa. Dias verdadeiramente vividos com emoção. Todos os momentos foram de intensa alegria e felicidade. Foi interessante ver o rosto dos muitos jovens, de todo o mundo, igual ao nosso. Sem dúvida que Jesus estava ali presente. Ele estava ali e nós estávamos a vê-lo.

Foi um tempo favorável para contemplar a divina misericórdia de Deus, uma vez que os corações andam em modo adormecido. Temos que ver Cristo como um farol que nos guia, para que o seu rosto seja, para nós, momento de contemplação. Temos de nos deixar tocar pela sua misericórdia, para assim conseguir espalhá-la aos outros. Os jovens são os principais evangelizadores de outros jovens. Os bispos de Angola, Brasil e Portugal, que nos acompanharam nas catequeses, fizeram-nos ver isso mesmo. Foram, sem dúvida, dias ótimos para perceber tudo isso.

Depois, a mensagem do Santo Padre para os jovens de todo o mundo, na missa de envio: “ vocês são capazes de sonhar? o tempo que hoje estamos a viver não precisa de jovens-sofá, mas de jovens com os sapatos – ainda melhor com as botas calçadas…”, a pedir aos jovens para não desanimarem, para acreditarem numa nova humanidade que não aceita o ódio entre os povos e barreiras entre os países.

Depois, as famílias que nos acolheram em Pcim foram extraordinárias. Povo generoso, com coração livre para acolher. Povo profeta, como Jesus. Muito obrigada a todos. Ficaram, como muitos disseram, como uma segunda família para nós.

A partir de agora, é que começa a jornada mundial da juventude, continuando a crescer na fé!

Ficou o desafio que cada um de nós se comprometeu de trazer para Portugal: sermos profetas, verdadeiramente livres e assim seremos como Jesus. Ser generoso e, se Deus nos bater à porta, não lhe diremos que não. Abriremos o nosso coração e Ele dá-nos tudo.

‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia!’”

 

2016-08-12 JMJ Sofia-Pereira-2
► Sofia Pereira (à esquerda) com o grupo de jovens da paróquia da Maceira na JMJ, em Cracóvia.

 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress