A paróquia do Alqueidão da Serra em tempo de pandemia: as primeiras experiências

O sol não foi cancelado; as amizades não foram canceladas; o amor não foi cancelado; ler não foi cancelado; ouvir música não foi cancelado; dançar não foi cancelado; a esperança não foi cancelada; imaginação não foi cancelada.
http://lefa.pt/?p=26109

No atual contexto de dificuldades, devido à crise sanitária que o mundo atravessa, não têm faltado iniciativas da Igreja para levar mensagens de esperança e de fé ao mundo. O isolamento, a ausência de vida social e familiar, e também justificados receios de contágio, marcaram a vivência de todos nós desde o princípio do ano.

Na paróquia de Alqueidão da Serra, o padre Vítor encontrou forma de mitigar a angústia dos fiéis com soluções, à primeira vista simples, mas exigentes na dedicação e sacrifício pessoal, reconhecido em mensagens de agradecimento que se foram espalhando pelas redes sociais. E foi precisamente através das redes sociais, facebook e WhatsApp que, desde o dia 20 de Março, o Evangelho foi chegando ao coração dos paroquianos. 

“O sol não foi cancelado; as amizades não foram canceladas; o amor não foi cancelado; ler não foi cancelado; ouvir música não foi cancelado; dançar não foi cancelado; a esperança não foi cancelada; imaginação não foi cancelada”.

Poderá ter sido esta a mensagem chave do nosso pároco para comunicar às pessoas a sua disponibilidade, apesar da distância física, sendo claro que foi com esse propósito e muita imaginação que tomou a iniciativa de manter viva a tradição ao longo do período Pascal.

Destacamos:
– a celebração diária da Missa na igreja paroquial com a presença de, no máximo, duas pessoas.
– através do WahtsApp, o envio de mensagens com a narração e meditação do Evangelho.
– a iniciativa de cada um fazer uma cruz para ser exposta em espaço digno da sua residência, desafio muito bem aceite pela comunidade.
– a inédita visita pascal, sem entrada nas casas, acompanhada da benção e oração do padre Vítor.
– pela primeira vez, no dia 26 de Abril, a transmissão da missa dominical através do facebook da paróquia, celebrada na Capela de Nossa Senhora da Tojeirinha.

Em conclusão, e tendo em conta as manifestações de agrado dos que puderam acompanhar esta primeira experiência de utilização as novas tecnologias,  juntamos o texto da professora e catequista desta paróquia, Marta Pereira.

“Havíamos pensado que poderíamos seguir saudáveis num mundo doente” disse,  há  poucas semanas, o papa Francisco numa comovente oração na praça de S. Pedro, ao cair de uma tarde particularmente chuvosa em Roma, quando rezou pela Humanidade, por todos nós,  nesta época  particularmente difícil para todo o ser humano. De facto essa hora chegou, a Terra está doente e agora cobra-nos pela forma como a temos tratado. Vivemos agora privados de muitos hábitos que faziam parte do nosso dia-a-dia. Sabemos que um ser invisível nos confina agora aos nossos  lares, tanto quanto possível,  e nos priva da convivência social que nos caracteriza como seres humanos. Foi nestas circunstâncias que vimos as igrejas a serem fechadas e as missas canceladas, pelo menos no que diz respeito ao que era hábito. Por isso mesmo, as paróquias socorrem-se, hoje, das novas tecnologias para chegar mais perto dos fiéis e, neste sentido, na página do Facebook das Paróquias de Alqueidão da Serra e Alcaria foi, hoje, transmitida a missa em direto. A celebração da Eucaristia  decorreu na Capela da Senhora da Tojeirinha  e pôde-se, assim, chegar a casa dos paroquianos não só de Alqueidão da Serra, mas de outras localidades e até a casa de muitos emigrantes que também vivem, na sua maioria, certamente, em países  que travam, igualmente, esta batalha contra o Covid-19. 

Que Deus nos dê a graça da Esperança e não nos deixe cair no desânimo, pois Ele está e estará sempre connosco.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress