A paróquia de Amor tem novas dinâmicas pastorais

A paróquia de Amor tem novas dinâmicas pastorais

Desde a chegada do novo pároco, a comunidade paroquial de Amor tem observado algumas mudanças tanto ao nível de procedimentos, como também de horários e opções pastorais. Disso foi dado conta na mais recente reunião do Conselho Pastoral, realizada a 27 de setembro, em que o padre Sérgio Henriques justificou algumas decisões e pediu a ajuda dos paroquianos noutras.

Marcação das intenções das missas

Uma dessas alterações diz respeito à marcação das intenções das Missas. Até então, elas eram feitas junto do pároco. Agora, existe em cada igreja da paróquia, um livro onde todos os interessados podem fazer o registo das intenções pelas quais gostariam de ver celebradas as missas. Esta forma “é mais adequada para que as pessoas se sintam envolvidas no acto e colocarem-se a elas próprias como intenção”, explica o padre Sérgio que também refere a razão de permitir o anonimato na colocação da intenção. O sacerdote admite que não é frequente, “mas pode acontecer que alguém não tenha disponibilidade financeira para pagar a intenção”. Esta modalidade permite ainda conviver com uma das modalidades anteriores em que as comissões das igrejas estavam responsáveis por esta tarefa.

Celebração dos batismos

Um dos problemas discutidos foi a celebração dos batismos. Actualmente e porque o padre Sérgio está responsável por duas paróquias, eles ocorrem aos domingos às 12h30, foram da missa dominical. No entanto, “já houve pedidos para fazerem batismos ao domingo e durante a celebração”, refere. Apesar de haver um esforço por manter os horários das missas sem trocas para manter as rotinas e evitar desencontros “reconheço que o batismo deva ser celebrado durante a celebração, porque é a comunidade que acolhe o seu novo membro”. Depois de ouvidos os membros do Conselho Pastoral Paroquial optou-se por reservar um domingo por mês para os batismos sendo que, caso haja marcações para este sacramento, troca-se o horário da Missa da igreja de Amor com o da igreja do Casal dos Claros.

O Advento e o Natal

Outros dos pontos trazidos para a agenda foi a vivência do Advento. O pároco chamou a atenção para as decorações das igrejas que, nesta quadra apenas devem ter uns apontamentos de verdura para centrar a vivência no essencial. Um dos eventos que marca este tempo litúrgico vai ser a cerimónia da Luz da Paz de Belém que ocorrerá com a Festa da Luz do 3º ano da catequese e que vai juntar os três centros da paróquia. Será no dia 21 de dezembro, na Missa vespertina em Amor, às 19h15.

Os horários das Missas das festas natalícias e de ano novo também já estão marcadas. A Missa vespertina de Natal será em Amor, às 15h00 e vai ser organizada pela catequese. As Missas do dia de Natal, terão o seguinte horário: Barreiros às 8h30, Casal dos Claros às 9h30 e Amor às 10h30. 

No último dia do ano, celebra-se a Missa vespertina em Amor, às 19h15, enquanto que no próprio dia de ano novo apenas serão celebradas as seguintes Missas: 10h00 no Casal dos Claros, e 18h00 nos Barreiros.

Toda a actividade pode ser consultada a agenda da paróquia que está disponível em amor.leiria-fatima.pt.

Atenção aos jovens

Por a Diocese estar a celebrar o biénio pastoral dedicado aos jovens, o padre Sérgio Henriques quer dar uma atenção especial a esta faixa etária. O grupo que no ano passado fez o crisma manifestou o desejo de continuar a reunir-se. A animadora que esteve com eles, está disponível para os acompanhar e terá ajuda de mais alguns paroquianos nesta missão. Neste capítulo também foi abordada a preparação do encontro de oração da vigararia dos Milagres — de que faz parte a paróquia de Amor — com o Bispo diocesano. A comunidade terá uma responsabilidade maior nesta realização já que o padre Sérgio é o mandatário vicarial para o evento.

Paulo Adriano
Paulo Adriano
Diretor do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Casal dos Claros e Coucinheira vão ter igreja renovada

Na lateral, estará agora instalado um novo confessionário, sendo aquela ala dedicada à capela dedicada ao Santíssimo Sacramento. Para além de um novo teto, altar e fundo, também o ambão e o mobiliário da presidência serão renovados. O desejo é passar a ser aqui que se realizem as cerimónias durante a semana, aumentando o conforto dos crentes.