87ª Peregrinação Diocesana a Fátima

87ª Peregrinação Diocesana a Fátima

Já está definido o programa para a Peregrinação Diocesana deste ano pastoral que, como é habitual, se realizará no 5º Domingo da Quaresma, no dia 7 de abril.

O tema deste ano — Ao encontro de Cristo com Maria e Francisco Marto — relembra a celebração do centenário da morte de S. Francisco Marto, como referiu o bispo D. António Marto na sua mensagem para a Quaresma. Por estar previsto na programação do biénio pastoral dedicado aos jovens, estes, para além do programa próprio organizado pelo Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil, terão momentos próprios, nomeadamente no final da celebração da eucaristia, em que alguns jovens entregarão as suas cartas ao Bispo diocesano, em resposta à que ele lhes deu no final de cada um dos encontros vicariais. Neste sentido, a divulgação feita pela Diocese exorta os párocos a motivarem os jovens das suas paróquias para participarem neste evento.

Para a peregrinação foi especificamente composto um hino a que se juntará oportunamente um guião com vários elementos a usar na preparação e na viagem para Fátima.

Todos os diocesanos são convidados a fazerem-se peregrinos e a levarem as faixas com as cores da vigararia a que pertencem e as paróquias são incentivadas a promoverem a viagem em autocarro, pelas suas várias vantagens e poupança, que ajudam o espírito da peregrinação. A fim de haver uma maior envolvência de todas as paróquias, também é aconselhado aos párocos a alterarem ou até mesmo cancelarem os horários das suas missas.

Programa geral

09h15 – Caminhada de 5 locais diferentes, em direção à Capelinha

10h00 – Saudação a Nossa Senhora e oração do Rosário (seguido de ensaio, conforme programa oficial)

11h00 – Procissão e celebração da Eucaristia (no altar do recinto)

13h00 – Almoço convívio por vigararias nos parques

15h30 – Participação no concerto comemorativo do centenário da morte de S. Francisco Marto

Programa para os Jovens 

O programa para os jovens inicia no dia anterior, a 6 de abril com concentração marcada para no salão paroquial de Fátima, às 10h30. Este dia termina com a vigília às 22h30.

No domingo, dia 7, os jovens farão a sua concentração em frente ao Centro Pastoral Paulo VI, às 9h15. De seguida, caminharão juntos em direção à Capelinha onde participarão no programa comum.

A participação no programa dos jovens (que devem ter pelo menos 15 anos) requer inscrição que tem um custo 3,50€ e que inclui almoço de sábado, alojamento e pequeno almoço de domingo. O jantar de sábado será partilhado. Mais informações deverão estar publicadas em www.sdpjleiria.com

Programa para os Escuteiros

O programa para os escuteiros também inicia no dia anterior, a 6 de abril, sendo que cada secção terá as suas atividades próprias. Às 21h00 realiza-se o Encontro Regional, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI

No domingo, dia 7, está prevista a concentração às 9h30 e participação no programa da Peregrinação Diocesana.

MATERIAIS:
Pauta do Hino: http://bit.ly/2UxzwHaÁudio do Hino: http://bit.ly/2F9cwJaCartaz da Peregrinação: http://bit.ly/2HiWuPuPrograma e informações: http://bit.ly/2TxWOAv

Paulo Adriano
Paulo Adriano
Diretor do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

29 de Junho — 9h30 > 18h00
Aula Magna do Seminário Diocesano de Leiria