500 anos da paróquia de Seiça

500 anos da paróquia de Seiça

A paróquia de Seiça celebrou o seu 500.º aniversário nos dias 8 e 9 de setembro. Os dois dias da festividade foram bastante intensos e proporcionaram à comunidade da freguesia e aos visitantes momentos ricos de vivência e expressão cristã.

No sábado, os paroquianos puderam receber o sacramento da Reconciliação na igreja. Depois de recolhidos os andores e as fogaças, celebrou-se a Missa com a procissão da imagem do Coração de Jesus, numa manifestação de fé partilhada e vivida com fervor e emoção. Os crentes caminharam e rezaram estrada além e as crianças e jovens da catequese lá foram de andor ao ombro, acompanhados pelas famílias.

A noite chegou e foi tempo de abertura da quermesse, bares e restaurante, onde os aromas do saboroso borrego e do frango no churrasco tentavam ao festim que terminaria com música.

No domingo, depois dos sinos convidarem à festa, a manhã começou com o cerimonial evocativo dos 500 anos, que relembrou todos aqueles que já partiram e foram heróis obreiros na vida desta terra por onde passou o Santo Condestável, São Nuno Álvares Pereira.

Após a Missa, o restaurante abriu novamente portas e, ao início da tarde, os catequizandos foram chegando junto à casa paroquial para, com catequistas e familiares, entrarem na dinâmica preparativa da procissão eucarística, escrevendo frases que seriam apensas a balões coloridos.

A procissão seguiu revestida de muita cor e juventude, com a presença forte das forças vivas da paróquia. No adro da igreja deu-se a tão esperada largada de balões, que levavam as mensagens de homenagem a Jesus dos jovens de Seiça.

Foi uma festa bem vivida que contou com a participação e dedicação de muita e boa gente e que fez jus à história honorável de um povo devoto à padroeira Nossa Senhora da Purificação.

Sérgio Francisco (C.)

GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...