40 jovens de Santa Catarina da Serra em retiro de preparação para o Crisma

40 jovens de Santa Catarina da Serra em retiro de preparação para o Crisma

A paróquia de Santa Catarina da Serra encontra-se na etapa de preparação para o grande sacramento que é o Crisma: iremos completar os três sacramentos de iniciação cristã da Igreja Católica. Esta, será a altura de confirmar a vida de testemunho de amor a Cristo, que queremos viver. Para isto, necessitamos de viver diversos momentos que nos levem a viver este amor e a enriquecer a nossa relação com Ele.

Momentos repletos de reflexão, aprendizagem, entrega e oração foram partilhados por 40 jovens e 15 animadores, com o padre Mário, nos passados dias 7 e 8 de março, na Casa Amarela, no Pedrogão. Como me encontro? Qual é o sentido da minha vida? Como quero viver a minha vida? Estas foram as algumas das questões que nos propusemos responder durante estes dias. Percebemos que o sentido das nossas vidas, só nós o definimos e que apesar de não sabermos qual é, queremos saber! Queremos percorrer um caminho lado a lado com Jesus, com o propósito de descobrir o projeto de vida que ele tem para nós. Encontrarmo-nos a nós é igualmente importante para descobrirmos aquilo que queremos fazer com a nossa vida. É o primeiro passo para afirmar: “Eu te seguirei”. Precisamos de nos conhecer, identificarmos as nossas falhas e virtudes, aquilo que queremos melhorar, aquilo que é importante para nós e verdadeiramente essencial.

Muitas vezes, damos um valor exagerado aos bens materiais que estão muito longe de ser o tudo para a nossa felicidade. Temos de nos focar no essencial: aquilo que nos faz verdadeiramente felizes. Vivenciamos, então, um momento de silêncio e reflexão em que cuidamos da nossa relação com Deus. Ficamos a conhecer os 7 sacramentos e o verdadeiro significado deles através de uma caminhada repleta de jogos que facilitaram a tarefa.

A noite estava instalada quando realizamos o Epheta. Refletimos, cantámos e sobretudo rezámos e descobrimos o valor da oração por aqueles que nos rodeiam; rezamos uns pelos outros. Chegou a hora de vestir a camisola de cristãos que somos, de cuidar da nossa relação com Ele, de procurarmos o nosso sentido para a vida, sempre na certeza de “Te seguirei, aonde fores”.

Para o Duarte Pereira, foi “Um fim de semana inesquecível, com muita animação e aprendizagem em simultâneo. Muito bem organizado e bem adaptado para à nossa idade”. Já a Juliana confessa que “Este retiro ajudou-me a perceber que este é o caminho que quero seguir”.

(Texto escrito por Matilde Vieira)

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
Mário Verdasca, P.
Mário Verdasca, P.
Paróquia de Santa Catarina da Serra.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Crianças encontram Tesouro Escondido em Fátima

Os participantes são crianças do 3º ano da catequese que se preparam para a Primeira Comunhão. Vieram das paróquias de Aljubarrota, Arrabal, Barreira, Marinha Grande, Reguengo do Fetal, Santa Catarina da Serra (Chainça) e São Bento.