40 jovens de Santa Catarina da Serra em retiro de preparação para o Crisma

Momentos repletos de reflexão, aprendizagem, entrega e oração foram partilhados por 40 jovens e 15 animadores, com o padre Mário, nos passados dias 7 e 8 de março, na Casa Amarela, no Pedrogão.
http://lefa.pt/?p=25106

A paróquia de Santa Catarina da Serra encontra-se na etapa de preparação para o grande sacramento que é o Crisma: iremos completar os três sacramentos de iniciação cristã da Igreja Católica. Esta, será a altura de confirmar a vida de testemunho de amor a Cristo, que queremos viver. Para isto, necessitamos de viver diversos momentos que nos levem a viver este amor e a enriquecer a nossa relação com Ele.

Momentos repletos de reflexão, aprendizagem, entrega e oração foram partilhados por 40 jovens e 15 animadores, com o padre Mário, nos passados dias 7 e 8 de março, na Casa Amarela, no Pedrogão. Como me encontro? Qual é o sentido da minha vida? Como quero viver a minha vida? Estas foram as algumas das questões que nos propusemos responder durante estes dias. Percebemos que o sentido das nossas vidas, só nós o definimos e que apesar de não sabermos qual é, queremos saber! Queremos percorrer um caminho lado a lado com Jesus, com o propósito de descobrir o projeto de vida que ele tem para nós. Encontrarmo-nos a nós é igualmente importante para descobrirmos aquilo que queremos fazer com a nossa vida. É o primeiro passo para afirmar: “Eu te seguirei”. Precisamos de nos conhecer, identificarmos as nossas falhas e virtudes, aquilo que queremos melhorar, aquilo que é importante para nós e verdadeiramente essencial.

Muitas vezes, damos um valor exagerado aos bens materiais que estão muito longe de ser o tudo para a nossa felicidade. Temos de nos focar no essencial: aquilo que nos faz verdadeiramente felizes. Vivenciamos, então, um momento de silêncio e reflexão em que cuidamos da nossa relação com Deus. Ficamos a conhecer os 7 sacramentos e o verdadeiro significado deles através de uma caminhada repleta de jogos que facilitaram a tarefa.

A noite estava instalada quando realizamos o Epheta. Refletimos, cantámos e sobretudo rezámos e descobrimos o valor da oração por aqueles que nos rodeiam; rezamos uns pelos outros. Chegou a hora de vestir a camisola de cristãos que somos, de cuidar da nossa relação com Ele, de procurarmos o nosso sentido para a vida, sempre na certeza de “Te seguirei, aonde fores”.

Para o Duarte Pereira, foi “Um fim de semana inesquecível, com muita animação e aprendizagem em simultâneo. Muito bem organizado e bem adaptado para à nossa idade”. Já a Juliana confessa que “Este retiro ajudou-me a perceber que este é o caminho que quero seguir”.

(Texto escrito por Matilde Vieira)

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress