Locais

O canto das Almas Santas nas Pedreiras

Categoria: Locais
Criado em 11-04-2014
©Manuel Sousa

“À porta das Almas Santas / Bate Deus a toda a hora, / Almas Santas Lhe perguntam / Ó meu Deus que quereis agora”. É com estes versos que um grupo de homens e rapazes começa o canto às Almas na freguesia das Pedreiras.

Todos os anos, durante a Quaresma, um grupo autónomo do Rancho Folclórico das Pedreiras, percorre todas as casas da freguesia recolhendo fundos para a celebração de missas pelas almas do purgatório, mantendo assim uma tradição com bastantes anos.

Este grupo, que até já criou uma bandeira, atua graciosamente, deixando as suas famílias e, em noites frias e chuvosas, desloca-se pelas ruas escuras e molhadas, com o objectivo de manter viva a tradição.

Junto às casas, o grupo da Almas Santas das Pedreiras, subdivide-se em dois, e vai entoando os versos alternadamente, muitas vezes junto de duas casas. As pessoas da casa abrem as portas, acendem as luzes e aguardam o final do canto, para entregar o seu donativo.

Para além da celebração de missas, o dinheiro oferecido emprega-se em alfaias ou melhoramentos na Capela Velório da freguesia.

Armindo Vieira (colaboração)

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados