Santo Agostinho

Tags:Santo Agostinho, Agostinho
Categoria: Padroeiros
Criado em 08-03-2013

Santo Agostinho nasceu a 13 de Novembro de 354, em Tagaste, actual Sukh-Ahras, na Argélia. Os pais, Patrício e Santa Mónica, intuindo o génio do filho, não se pouparam a esforços na sua educação.

Depois dos primeiros estudos na cidade natal, enviaram-no para Madaura, centro intelectual da região, e de lá para Cartago - cidade que o deslumbrou - onde estudou retórica. Aqui descobriu a filosofia, aderiu à seita dos Maniqueus e apaixonou-se por uma jovem, com quem teve um filho de nome Adeodato.

Em busca de maior seriedade e fama mas também com uma imensa inquietação na alma, partiu para Roma. Não contente com o ambiente e desiludido com os da sua seita, candidatou-se a professor de retórica em Milão.

Nesta cidade recebeu a visita de sua mãe que o ajudou a clarificar ideias.  Na sua procura incansável e por sugestão de Santo Ambrósio, pôs-se a ler a Bíblia. Este encontro com os Textos Sagrados fizeram mudar a sua vida. Tinha 32 anos.
Na Vigília Pascal, de 24 para 25 de Abril do ano 387, foi baptizado juntamente com o filho e o seu amigo Alípio. De regresso a África, vendeu o que tinha e deu-o aos pobres, ficando apenas com uma casa que transformou em mosteiro. Nascia assim a regra de vida para os servos de Deus. Já sacerdote e bispo em Hipona, hoje Annaba, na Argélia, manter-se-ia fiel a esse estilo de vida.

Até à sua morte, a 28 de Agosto do ano 430, entre as múltiplas ocupações de pastor, escreveu ou ditou mais de uma centena de títulos. De Santo Agostinho, pelo seu itinerário espiritual e intelectual, diz João Paulo II, todos na Igreja e no Ocidente nos sentimos discípulos e filhos.

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados