Dispensa do Pároco da Caranguejeira

Tags:Comunicado
Categoria: Comunicados de Imprensa
Criado em 17-07-2012

Refª: BD2012E-004

O Senhor Bispo de Leiria-Fátima aceitou o pedido de dispensa do múnus de Pároco da Caranguejeira do Revº Padre Joaquim de Almeida Baptista

, que continua a exercer as suas funções nos serviços diocesanos de que é responsável. Para a mesma paróquia foi nomeado Administrador Paroquial o Revº Padre Dr. Jorge Manuel Faria Guarda, Vigário Geral da Diocese.

 

Este pedido de dispensa é apresentado na sequência de divergências no seio da Direção do Centro Social Paroquial relativamente à opção de dispensar um funcionário, também membro da Direção, a quem a Segurança Social tinha concedido reforma antecipada. Alguns membros da Direção são da opinião de que este funcionário deveria continuar a exercer funções e a ser remunerado por elas, o que não é legal nem ético. Tanto o Conselho Paroquial como o Vigário Geral concordaram com o Pároco em que, como habitualmente, também nesta situação se deveria decidir segundo a Lei e os princípios éticos.

Uma vez que, perante esta situação uma parte da Direção continuava a não concordar com a demissão do funcionário, o P. Joaquim Baptista, enquanto presidente, declarou não haver condições para a Direção continuar em funções, o que não foi aceite por alguns elementos. Entretanto multiplicaram-se junto do Pároco diversas formas de pressão e animosidade no sentido de manter a Direção e o referido colaborador em funções. Perante esta situação de mal-estar e desestabilização, o P. Joaquim Baptista entendeu que todo o processo deveria ser gerido por outras pessoas e, para bem da instituição e da paróquia, apresentou o pedido de dispensa das suas funções paroquiais na Caranguejeira.

O Senhor Bispo de Leiria-Fátima agradece reconhecidamente ao P. Joaquim Baptista o trabalho pastoral que realizou na Caranguejeira e manifesta ao P. Jorge Guarda toda a sua confiança para a procura de soluções que promovam o espírito cristão e o bem comum de toda a comunidade paroquial, e em particular dos idosos e mais carenciados.

Aos paroquianos da Caranguejeira o Senhor Bispo envia uma saudação afectuosa e pede que todos se esforcem por criar condições de convivência fraterna, no serviço desinteressado da comunidade e no respeito pelos princípios cristãos e pelos valores humanos.

Leiria, 17 de julho de 2012.

Vítor Coutinho, Chefe de Gabinete do Bispo diocesano

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados