Departamento de Administração Diocesana

Categoria: Serviços Diocesanos
Criado em 07-06-2013

Horário de Atendimento:

De segunda a sexta-feira das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00

 

O Departamento da Administração Diocesana integra os Serviços orientados para a gestão dos recursos pessoais, patrimoniais e financeiros de que a Diocese dispõe para a realização da sua missão pastoral: gestão orçamental e do pessoal, gestão do património, tesouraria, contabilidade, Fundo Diocesano do Clero. A este Departamento preside o Ecónomo Diocesano, nomeado segundo as normas do Direito (cf. c. 494§2 do CDC), com as competências que aí lhe são definidas (cf. c. 494§3 do CDC).

Serviços Administrativos da Diocese

  • Garantir a gestão equilibrada dos bens patrimoniais e recursos pessoais e financeiros de que a Diocese dispõe para a realização da sua missão pastoral.

  • Elaborar os orçamentos anuais da Diocese e da Cúria Diocesana.

  • Acompanhar a execução orçamental.

  • Preparar o relatório anual das contas da Diocese.

  • Aprovar anualmente os livros das contas das paróquias.

  • Acompanhar e prestar a ajuda necessária às paróquias e outras instituições na aplicação do Regulamento de Administração de Bens da Igreja.

  • Preparar a documentação necessária que deve acompanhar os assuntos que o Bispo diocesano sujeita ao parecer do Colégio de Consultores e do Conselho Diocesano de Assuntos Económicos.

  • Fazer a gestão dos recursos humanos, do pessoal não eclesiástico ao serviço da Diocese, especialmente da Cúria diocesana. São, assim, suas atribuições: estudar em diálogo com os departamentos proponentes, os processos de admissão e contratação de pessoal; propor tabelas de vencimento; elaborar o ficheiro de pessoal; tomar medidas em ordem à valorização e formação do pessoal e propor enquadramentos que melhorem o seu contributo à Diocese; orientar as questões laborais.

  • Administrar o património imobiliário da Diocese. Providenciar, em colaboração com o Moderador da Cúria, a gestão dos espaços e a sua atribuição aos diversos Departamentos e Serviços, em diálogo com os respectivos responsáveis.

  • Gerir os fundos financeiros de que a Diocese dispõe e a tesouraria os serviços diocesanos.

Comissão para o Fundo Diocesano do Clero
Administrar o Fundo Diocesano do Clero, nomeadamente: garantir as receitas de manutenção do Fundo, recolhendo as que estão previstas na legislação diocesana e providenciando outros meios; avaliar das necessidades do Clero e propor a atribuição de subsídios, ocasionais ou permanentes.

Gabinete de Contabilidade e Assuntos Fiscais

  • Organizar a contabilidade da Diocese e instituições diocesanas.

  • Assessorar as diversas instituições eclesiais na organização da contabilidade

 

 Regulamento da administração dos bens da Igreja na Diocese de Leiria-Fátima (RABI)

 

 

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Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

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© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

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