Curriculum Vitae

Tags:Bispo, António Marto, Curriculum Vitae
Categoria: Bispo Diocesano
Criado em 07-03-2013

António Augusto dos Santos Marto, filho de Serafim Augusto Marto e de Maria da Purificação Correia dos Santos, nascido a 5 de Maio de 1947 na freguesia do Tronco, concelho de Chaves, Bispo de Leiria-Fátima.

 

 

 

 

1. CURRICULUM ESCOLAR E CIENTÍFICO

1. Do ano lectivo de 1957/58 ao ano lectivo de 1967/68 fez os estudos   humanístico-filosóficos e teológicos no Seminário da Diocese de Vila Real, até ao 3º ano de Teologia, inclusivé.

2. No ano lectivo de 1968/69, por decisão do bispo diocesano, transitou para o Seminário Maior da Diocese do Porto, onde completou o Curso de Teologia, com a classificação final de 16 valores.

3. No ano lectivo de 1969/70, quando realizava o estágio pastoral, frequentou o Instituto de Cultura Alemã no Porto, tendo continuado os estudos de língua alemã no Goethe-Institut em Roma e através de um Curso de Verão para Língua Alemã no Goethe-Institut em Grafing (perto de Munique), vindo posteriormente a obter o diploma do Goethe-Institut de Roma (Mittelstufe II). Para aperfeiçoamento da língua alemã passou dois meses das férias de Verão na Alemanha, durante dez anos consecutivos (1973-1982), no serviço de substituição de párocos alemães em férias.

4. Nos anos lectivos de 1970/71 a 1971/72, por decisão do bispo diocesano, frequenta a Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, tendo obtido o grau de licenciatura canónica em Teologia, com a classificação "magna cum laude probatus ", com a dissertação escrita sobre "O sacramento da Penitência em Orígenes e em Cipriano de Cartago".

5. No ano lectivo de 1972/73 fez o currículo em ordem ao doutoramento em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana. A investigação para a tese de doutoramento, feita na situação de bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, decorreu de 1972-1977 sobre o tema "A doutrina escatológica do Concílio Vaticano II" e sob a orientação do Prof. Doutor Juan Alfaro. A investigação exigiu, para além da consulta da biblioteca da universidade, um contacto intenso com o Arquivo do Concílio Vaticano II e da Biblioteca da "Civiltá Cattolica" - visto que as actas do Concílio só então começavam a ser publicadas – bem como com personalidades que participaram na elaboração de documentos conciliares e na sua história (Cardeal Gabriel Garrone, Prof. Charles Moeller, Prof. René Latourelle, Prof. Jean Witte, Prof. Giovanni Caprile). Neste período de tempo teve a oportunidade de contactar profiquamente com os então Profs. Walter Kasper, Joseph Ratzinger e Gustave Martelet, que foram leccionar cursos opcionais à Universidade, tendo frequentado esses mesmos cursos.

6. Em Dezembro de 1978 apresentou e defendeu a tese de doutoramento intitulada "Esperança cristã e futuro do homem. Doutrina escatológica do Concílio Vaticano II" com a qual obteve o grau de Doutor em Teologia, com a classificação "summa cum laude", da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana.

7. Nos anos 1980/81 e 1981/82 frequentou o Instituto Americano no Porto para aperfeiçoar os conhecimentos de língua inglesa.

 

2. ACTIVIDADE DOCENTE

1. Professor de Teologia Sistemática no Instituto de Ciências Humanas e Teológicas do Porto a partir do ano lectivo 1977/78 até 1986/87.

2. Professor de Teologia Moral no Centro de Cultura Católica do Porto, a partir do ano lectivo 1981/82 até 1988/89.

3. Professor da cadeira de Mundividência Cristã na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa a partir do ano lectivo 1984/85.

4. Professor do Departamento de Teologia Sistemática, a título eventual, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica, no Porto, a partir do ano lectivo de 1987/88.

5. Professor auxiliar do Departamento de Teologia Sistemática da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, no Porto, a partir de 26 de Janeiro de 1990.

6. Professor extraordinário de Teologia a partir de 11 de Outubro de 1996.

7. Professor da cadeira de Antropologia Teológica no Centro de Cultura Católica, no Porto, no ano lectivo de 1994/1995.

8. Disciplinas, cursos monográficos, cursos opcionais e seminários leccionados ao longo da sua actividade docente.
•    Escatologia
•    Teologia Fundamental dos Sacramentos
•    Sacramentos da Iniciação Cristã
•    Sacramentalogia
•    Mundividência Cristã.
•    Teologia do Mundo
•    Evangelização e mentalidade moderna
•    Teologia da Fé
•    Natureza, Graça e Cultura: para uma compreensão teológica da secularização
•    Revelação, fé e salvação
•    Antropologia e Cristologia na recente literatura teológica
•    Colegialidade, corresponsabilidade e democracia na Igreja: possibilidades e limites
•    Teologia e religiosidade popular
•    Concílio Vaticano II: acontecimento e teologia
•    Ensinamento social da Igreja: génese histórica e desenvolvimento
•    Teologia Moral Fundamental no Centro de Cultura Católica do Porto
•    Teologia Moral da pessoa e bioética
•    Teologia Moral Social

 

3. ACTiVIDADE CIENTÍFICA E DE DIVULGAÇÃO TEOLÓGICA

 

3.1. INVESTIGAÇÃO

3.1.1. A primeira iniciação à metodologia da investigação científica e à investigação científica em concreto, realizou-a na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana através do seminário anual em ordem ao trabalho de licenciatura e do trabalho de dissertação sobre "A penitência em Orígenes e Cipriano de Cartago". Aprofundou-a em seguida através de seminários e cursos monográficos do currículo em ordem ao doutoramento e, decisivamente, através de toda a pesquisa necessária e indispensável à tese de doutoramento.

3.1.2. Essa investigação em ordem à tese de doutoramento - para cuja temática foi despertado pelos desafios da cultura marxista, então muito influente nos meios intelectuais, à fé e esperança cristãs, ao testemunho dos cristãos e à missão da Igreja no mundo - levou-o a uma pesquisa mais intensa nas seguintes áreas que constituem os grandes capítulos da própria dissertação: Antropologia Filosófica e Teológica, Cristologia, Eclesiologia, Teologia da História, Teologia do Progresso, Teologia da Esperança e tudo o que respeita à escatologia estritamente considerada (em autores católicos e protestantes).

3.1.3. O trabalho da dissertação exigiu também a investigação das fontes da história do Concílio Vaticano II (na sua preparação e realização), da história dos principais documentos e, por conseguinte, as Actas do Concílio. Daqui resultou uma área que lhe mereceu especial atenção: o desenvolvimento e hermenêutica do dogma, bem como a hermenêutica teológica em geral.

3.1.4. Desde que concluíu a tese de doutoramento, iniciou a sua actividade de docente e dedicou particular interesse ao aprofundamento das áreas que leccionou: Antropologia, Escatologia e Sacramentalidade da Vida Cristã. Uma das preocupações que enforma quer os cursos leccionados quer os escritos ou conferências, é a questão da identidade e relevância da fé cristã para o mundo contemporâneo com as suas grandes interrogações. Nesse sentido, dedicou-se ao estudo da cultura da modernidade e da pós-modernidade, o fenómeno da secularização e a sua compreensão teológica, de que resultaram os cursos monográficos sobre "Teologia do Mundo", "Natureza, Graça e Cultura" e "Evangelização e Mentalidade Moderna". Ainda nesta perspectiva interessou-se pela compreensão antropológico-teológico da religiosidade popular orientando repetidas vezes um seminário sobre este tema.

3.1.5. Em virtude das actividades do ministério pastoral tem acompanhado com a reflexão teológica alguns movimentos da Acção Católica especializados, concretamente a Liga Operária Católica e o Movimento Católico de Estudantes. Neste contexto insere-se o especial interesse que tem dedicado à reflexão sobre diversos aspectos relacionados com a Teologia do Laicado e sobre o pensamento social da Igreja, tendo orientado, repetidas, vezes um seminário sobre a "Doutrina Social da Igreja: génese histórica e desenvolvimento".

3.1.6. O facto de assumir a leccionação de Teologia Moral no Centro de Cultura Católica do Porto, durante nove anos foi ocasião para dedicar bastante tempo ao estudo e à pesquisa neste campo, muito relacionado com a Antropologia Teológica, interessando-se de maneira particular pela problemática da bioética e da moral social.

3.1.7. De 1989 a 2000, por solicitação do bispo auxiliar do Porto, D. Manuel Pelino, e em virtude de ser professor de Sacramentos de Iniciação Cristã, dedicou-se à Catequese de Adultos, tendo, para isso, aprofundado a temática da iniciação cristã do ponto de vista teológico-pastoral. Colaborou com D. Manuel Pelino na elaboração de um projecto de catequese básica para adultos de que resultou um catecismo em dois volumes, feito por ambos: "Catequese para o Povo de Deus".

 

3.2. CONFERÊNCIAS E OUTRAS COMUNICAÇÕES ORAIS

1. Reino de Deus e Esperança Cristã

Conferência a alunos e superiores do Seminário Maior do Porto, por ocasião do Advento, em Dezembro de 1977.

2. O mistério da Encarnação: teologia e espiritualidade
Palestra aos membros da Juventude Universitária Católica do Porto, em Dezembro de 1977.

3. O compromisso do cristão no mundo
Conferência aos membros da JEC-JUC do Porto, em Fevereiro de 1978.

4. O Espírito que dá a vida: o Espírito Santo e a História
Conferência aos membros da JEC-JUC do Porto, em Maio de 1978.

5. A Eucaristia, mistério da Fé e A Eucaristia, presença máxima de Jesus Cristo à Igreja
Duas conferências integradas num curso de actualização promovido pelo Centro de Cultura Católica do Porto, em Junho de 1978.

6. Teologia do matrimónio
Conferência para animadores do Curso de Preparação do Matrimónio da região de Santo Tirso, em Junho de 1978.

7. Teologia fundamental dos sacramentos; Iniciação cristã: aspectos teológico-pastorais; Baptismo, sacramento da fé
Três conferências integradas num curso de formação cristã para adultos, na região de Penafiel, ao longo de 1979.

8. Domingo, dia da esperança: do primeiro ao oitavo dia
Conferência integrada num curso intensivo de actualização, promovido pelo Centro de Cultura Católica do Porto sobre "O Dia do Senhor - história, teologia e celebração do Domingo", em Junho de 1979.

9. Baptismo de crianças: história e questões teológicas
Palestra a leigos da paróquia de Miragaia (Porto) em Maio de 1979.

10. Cristo, Homem Novo, como resposta às instâncias do homem contemporâneo e Redemptor Hominis - a dignidade do homem em Cristo: o tema de uma encíclica para o ano dois mil
Duas conferências integradas num curso de actualização teológico-pastoral do clero, sobre o tema "Anunciar Cristo, hoje", promovido pelo Instituto de Ciências Humanas e Teológicas, nas Dioceses de Vila Real e Porto, em Setembro de 1979 e na Diocese de Portalegre em Julho de 1980.

11. Cristo, Homem Novo, como resposta às instâncias do homem contemporâneo e Igreja, Sacramento do Mundo
Duas conferências integradas nas Jornadas de Pastoral Universitária, promovidas pelo Instituto Justiça e Paz de Coimbra, em Março de 1980.

12. Evangelização e promoção humana
Palestra a leigos da paróquia de Miragaia (Porto), em Março de 1980.

13. Evangelização, ideologia e política
Conferência integrada nas Jornadas de Acção Católica do Porto, em Fevereiro de 1980.

14. As contradições do homem moderno e Dimensão cósmica e escatológica do homem
Duas conferências integradas num curso intensivo de actualização sobre o tema "Homem quem és tu?" promovido pelo Centro de Cultura Católica do Porto, em Junho de 1980.

15. A paróquia, realização da catolicidade da Igreja
Lição de introdução a um trabalho de grupos, num curso de actualização teológico-pastoral do clero, sobre "A Igreja, o seu mistério e a sua dinâmica" promovido pelo Instituto de Ciências Humanas e Teológicas do Porto, nas Dioceses de Vila Real e Porto, em Setembro de 1980 e em Portalegre em 1981.

16. Esperança, característica da existência cristã; Esperança para além da morte; Reino de Deus e progresso humano; Evangelização: Ideologia e política
Quatro conferências realizadas num curso de actualização teológico-pastoral do clero sobre "Esperança cristã e futuro do homem", promovido pelo Instituto de Ciências Humanas e Teológicas do Porto, nas Dioceses de Vila Real e do Porto, em Setembro de 1981 e em Portalegre em Julho de 1982.

17. Teologia do trabalho à luz da encíclica Laborem Exercens
Conferência à Liga Operária Católica, em Dezembro de 1981 e ao clero da região Sul da Diocese do Porto, em Fevereiro de 1982.

18. O Espírito de Deus renova a face da Terra: o dinamismo da nova criação e Enchei a terra e submetei-a: o homem senhor do mundo pelo trabalho
Duas conferências num curso intensivo de actualização sobre o terna "Depois da vinda do Papa ao Porto", promovido pelo Centro de Cultura Católica do Porto, em Junho de 1982.

19. Os sacramentos da Reconciliação eclesial e A participação consciente e activa do sujeito na celebração sacramental da Reconciliação
Duas conferências integradas num curso de actualização teológico-pastoral do clero sobre "A Reconciliação e a Penitência", promovido pelo Instituto de Ciências Humanas e Teológicas do Porto, nas Dioceses de Vila Real e Porto, em Setembro de 1982 e em Portalegre, em Julho de 1983.

20. Teologia da Paz e educação para a paz
Conferência à Assembleia de Leigos, promovida pelo Conselho de Leigos da Diocese do Porto, em Penafiel, em Outubro de 1982.

21. A Eucaristia, mistério de Adoração
Conferência aos membros do movimento "Adoração nocturna", da Diocese de Viana do Castelo, em Maio de 1983.

22. A despedida do mundo burguês e a conversão dos corações. À busca de novas formas de vida
Palestra aos membros da Comunidade Cristã da Serra do Pilar, em Março de 1983.

23. Jesus Cristo, Redentor do homem; A redenção em Cristo
Duas conferências integradas num curso intensivo de actualização sobre "Abri as portas ao Redentor", promovido pelo Centro de Cultura Católica do Porto, em Junho de 1983.

24. A redenção do homem em Cristo
Conferência integrada na Semana de Estudos Teológicos da Faculdade de Teologia de Lisboa, da UCP, em Fevereiro de 1983.

25. Apostolicidade e Episcopado; O ministério presbiteral: sua natureza e missão específica
Duas conferências integradas num curso de actualização teológico-pastoral do clero sobre "Ministérios e Comunhão eclesial", promovido pelo Instituto de Ciências Humanas e Teológicas do Porto, em Setembro de 1983.

26. O rosto do Redentor e o rosto dos redimidos
Palestra aos leigos da paróquia de Nossa Senhora da Boavista, do Porto, em Maio de 1983.

27. Teologia dos Sacramentos em geral; O baptismo, sacramento da fé; A confirmação, sacramento do Espírito pentecostal; A Eucaristia, sacramento da presença de Cristo à Igreja
Quatro palestras a jovens e adultos na Paróquia do Santíssimo Sacramento, no Porto, em Março de 1984.

28. Para uma cultura sexual plenamente pessoal e personalista. Perspectiva da Antropologia Teológica
Conferência às Auxiliares do Apostolado do Porto, em 1989.

29. O ministério pastoral à luz do sacerdócio profético, litúrgico e real de Cristo
Conferência integrada na reciclagem do clero da Diocese de Coimbra em Setembro de 1984.

30. Teologia da Criação e Teologia do pecado original
Duas conferências no Centro de Cultura Católica de Aveiro, em Março de 1985.

31. O valor da vida humana no anúncio cristão; Genética e ética; O direito à vida e o aborto; O direito a morrer com dignidade e a eutanásia
Quatro lições aos membros do Movimento Oásis, do Porto, num fim de semana sobre a Moral da Vida, em Maio de 1985.

32. Sacramentos e liturgia: da história à escatologia
Conferência integrada num curso intensivo de actualização sobre "Celebrar a fé e a vida: os 20 anos da Constituição sobre a Liturgia", promovido pelo Centro de Cultura Católica do Porto, em Junho de 1985.

33. A Igreja de Jesus Cristo no caminho dos homens
Conferência aos animadores da pastoral juvenil, dentro de um curso de actualização organizado pelo Secretariado Nacional da Pastoral para a Juventude, em Braga, em Novembro de 1985.

34. Igreja, mistério e realidade futura
Conferência integrada nas Jornadas Teológicas sobre "O Concílio Vaticano II, 20 anos depois", promovida pelo ISET de Coimbra, em Fevereiro de 1986.

35. O matrimónio, realidade humana e mistério da salvação
Duas conferências sobre este tema no Centro de Cultura Católica de Aveiro, em Março de 1986.

36. A confirmação como sacramento de iniciação cristã
Palestra aos leigos da paróquia da Senhora da Hora do Porto, em Maio de 1986.

37. Uma vida cristã encarnada no mundo e Animação cristã do temporal
Duas conferências integradas num curso intensivo de actualização sobre "O leigo na Igreja e no Mundo", promovido pelo Centro de Cultura Católica do Porto, em Junho de 1986.

38. Os desafios da genética à ética
Palestra a jovens universitários promovida pelo Secretariado da Pastoral Universitária do Porto, em Maio de 1987.

39. Os sacramentos da iniciação cristã
Conferência integrada num curso de actualização sobre "Evangelho e conversão. Numa Igreja renovada." promovido pelo Centro de Cultura Católica do Porto, em Junho de 1987.

40. A Universidade e a sua responsabilidade cultural, social, ética no mundo de hoje. A presença dos cristãos na Universidade
Palestra a membros do Movimento Católico de Estudantes, em Junho de 1987.

41. Paróquia: comunhão e missão
Palestra a leigos da Paróquia de Santo Tirso, em Junho de 1987.

42. Dimensão sacramental da iniciação cristã
Conferência integrada num curso de actualização teológico-pastoral do clero sobre "Iniciação cristã dos adultos", promovido pelo Instituto de Ciências Humanas e Teológicas do Porto, nas Dioceses de Vila Real e Porto, em Setembro de 1987.

43. Sacerdócio comum e sacerdócio ministerial em comunhão
Conferência proferida no encerramento do Congresso de Leigos, da Diocese da Vila Real, em Outubro de 1987.

44. Teologia e ética do trabalho
Conferência no encontro nacional do Movimento Católico de Profissionais, no Porto, em Novembro de 1987.

45. Maria no mistério de Cristo e da Igreja
Conferência às religiosas da Diocese do Porto, promovida pela FNIRF, em Maio de 1988.

46. O mistério da Assunção de Maria: significado teológico e existencial
Conferência a leigos da região de Santo Tirso, em Maio de 1988.

47. Maria elevada ao céu, sinal do Reino
Conferência integrada num curso de actualização sobre "Maria nos caminhos para Cristo" promovida pelo Centro de Cultura Católica do Porto, em Junho de 1988.

48. História do sacramento da reconciliação e da Penitência; Teologia do sacramento da Reconciliação e da Penitência e Para uma cultura da Reconciliação e da penitência
Três conferências integradas num curso de reciclagem para o clero da Diocese de Leiria, em Setembro de 1988.

49. Ainda é possível falar do pecado, hoje?
Conferência a leigos na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, Porto, em Março de 1989.

50. Uma cultura para a terceira idade
Palestra à comunidade cristã da Serra do Pilar, Porto, em Junho de 1989.

51. A vocação e missão do leigo na Igreja
Conferência integrada num curso de actualização sobre "Renovação pastoral do laicado" promovido pelo Centro de Cultura Católica do Porto, em Junho de 1989.

52. Igreja peregrina: a dimensão escatológica da Igreja no capítulo VII da Lumen Gentium
Conferência integrada no curso de reciclagem do Clero da Diocese de Aveiro, em Junho de 1989.

53. Os fiéis leigos na Igreja e no mundo
Conferência ao movimento Auxiliares do Apostolado, no Porto, em Outubro de 1989.

54. A concepção cristã do pecado
Conferência integrada num curso de formação de animadores da Pastoral da Juventude na Diocese do Porto, em Janeiro de 1990.

55. Criação e ecologia; Espiritualidade cristã e ecologia; Ética ecológica
Três palestras a leigos na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, do Porto, em Março de 1990.

56. Teologia da Criação e ecologia
Conferência à assembleia de párocos da cidade do Porto, em Março de 1990.

57. Teologia bíblica do matrimónio, O matrimónio sacramento de Cristo e da Igreja e A estrutura de aliança do matrimónio
Três conferências integradas no curso de reciclagem para o clero da Diocese de Vila Real, em Setembro de 1990.

58. Mundo moderno e Evangelização: a formação dos presbíteros na relação com o mundo
Conferência aos formadores de seminários, na sua semana anual de actualização promovida pela Comissão Episcopal para o Clero, Vocações e Seminários, em Setembro de 1990.

59. A construção do reino: Razão última da pastoral vocacional
Conferência aos animadores da pastoral vocacional, na sua semana anual de estudos, promovida pela Comissão Episcopal para o Clero, Vocações e Seminários, em Novembro de 1990.

60. Teologia do matrimónio e da família
Conferência integrada num curso de reciclagem para o clero da Diocese de Lamego, em Abril de 1991.

61. O trabalho e as questões laborais na Doutrina Social da Igreja: da Rerum Novarlim à Laborem Exercens
Conferência integrada num curso de actualização sobre o centenário da encíclica social. de Leão XIII, promovido pelo Centro de Cultura Católica do Porto, em Junho de 1991.

62. O Evangelho do Reino de Deus
Palestra à juventude dominicana, na paróquia de Cristo-Rei, do Porto, em Novembro de 1991.

63. Dimensão escatológica da fé e interpelação das seitas
Conferência integrada nas Jornadas Teológicas promovidas pelo ISET de Coimbra, sobre as seitas, em Fevereiro de 1992.

64. A Igreja, mistério de Comunhão
Conferência no encerramento do Congresso de Leigos da Diocese de Coimbra, em Maio de 1992.

65. Reino de Deus, progresso social e libertação
Conferência integrada na Semana de Estudos Teológicos da Faculdade de Teologia de Lisboa, em Fevereiro de 1993.

66. Para uma leitura da Gaudium et Spes
Palestra a professores universitários promovida pela Pastoral Universitária da Diocese do Porto, em Maio de 1993.

67. Igreja no mundo e missão dos leigos
Conferência integrada nas jornadas da Acção Católica do Porto, em Outubro de 1993.

68. O mistério e o ministério da Reconciliação e da Penitência
Conferência aos monges beneditinos do mosteiro de Singeverga, em Março de 1994.

69. Vida para além da vida
Conferência integrada nas jornadas de estudos teológicos promovidas pela Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia de Braga, em Março de 1994.

70. Penitência: virtude e sacramento
Conferência ao clero da região sul da Diocese do Porto, em Março de 1994.

71. Reconheceram-no ao partir do Pão: reflexão teológica sobre a Eucaristia
Conferência na Sé Catedral do Porto, promovida pelo Cabido Portucalense, em ordem à preparação da Festa do Corpo e Sangue de Cristo, em Junho de 1994.

72. A sacramentalidade do matrimónio
Conferência ao clero da região norte da Diocese do Porto, em Junho de 1994.

73. A corresponsabilidade na Igreja
Palestra dirigida a leigos da paróquia de Espinho, em Julho de 1994.

74. História e Teologia do sacramento do matrimónio
Duas conferências integradas no curso de reciclagem do clero da Diocese de Leiria em Setembro de 1994.

75. As relações Igreja-Mundo e a missão dos leigos
Oração de sapiência na abertura do Curso de Ciências Religiosas na Diocese de Vila Real, em Novembro de 1994.

76. O domingo, dia do Senhor e da comunidade
Palestra a jovens e adultos da paróquia da Arrifana, S. João da Madeira, em Dezembro de 1994.

77. A comunidade cristã e a sua identidade
Conferência a animadores da pastoral juvenil da Diocese do Porto, em Janeiro de 1995.

78. A presença e a missão da Igreja no mundo e o lugar dos leigos
Conferência a jovens e adultos no Instituto Politécnico de Bragança, promovido pela paróquia escolar, em Janeiro de 1995.

79. O matrimónio, realidade humana e mistério de Salvação
Conferência ao clero da região Nordeste da Diocese do Porto, em Fevereiro de 1995.

80. Mentalidade moderna e evangelização e Iniciação cristã e Catequese de Adultos
Duas conferências integradas na semana de actualização teológico-pastoral do clero da Diocese de Vila Real, sobre Catequese de Adultos, em Setembro de 1995.

81. 0 homem como projecto em educação (dimensão corpórea, bipolaridade social, dimensão comunitária, religiosa e ética)
Conferência a professores de educação moral e religiosa dentro do programa de Acção e Formação contínua promovida pela Faculdade de Teologia de Lisboa sobre "No Limiar do 3°. Milénio: educar para os valores", em Março de 1996.

82. O matrimónio, realidade humana e mistério de salvação. A sacramentalidade do matrimónio
Conferência no XXII encontro nacional de Pastoral Litúrgica em Fátima, em Junho de 1996; repetida nas Jornadas diocesanas de Pastoral Litúrgica em Viana do Castelo, em Fevereiro de 1997.

83. Jesus Cristo Salvador do Homem
Conferência na Semana de Estudos Teológicos da Faculdade de Teologia em Braga, em Janeiro de 1997.

84. Sacerdócio comum e sacerdócio miniclerical
Palestra à comunidade paroquial de Ermesinde, em Fevereiro de 1997.

85. O adulto e a maturidade da Fé
Comunicação no encontro nacional sobre a catequese de Adultos promovido pelo Secretariado Nacional de catequese, em Junho de 1997, em Fátima.

86. A Salvação do homem por Cristo e em Cristo
Conferência na reciclagem para o clero da diocese de Vila Real, em Setembro de 1997.

87. A dimensão eucarística na Mensagem de Fátima
Conferência no Congresso Internacional de Fátima sobre Fenomenologia e Teologia das aparições, em Outubro de 1997.

88. Fátima e a Modernidade
Conferência na abertura do ano lectivo do curso de licenciatura em Ciências Religiosas em Vila Real, em Dezembro de 1997, repetida no Instituto de Santo António dos Portugueses em Roma, em Maio de 1998.

89. Criação divina e responsabilidade humana
Duas lições no 1° curso de Pós-graduação em Bioética promovido pelo GIB da UCP - Porto, em Janeiro 1998.

90. A confirmação, sacramento do testemunho
Conferência na Semana de Estudos Teológicos em Braga, Janeiro de 1998.

91. O mundo, o Espírito e o sacerdócio no final do milénio
Conferência ao clero da região Sul da Diocese do Porto, em Março de 1998.

92. O Espírito Santo e a esperança cristã
Conferência às Noelistas do Porto em Julho de 1998.

93. Crisma, Sacramento do Espírito
Conferência na paróquia de S. José de Coimbra integrada no ciclo de Conferências quaresmais 1998, em Março; repetida no encerramento do ano lectivo do centro de cultura católica de Leiria em Junho de 1998.

94. Universidade para um novo humanismo
Conferência na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, em Vila Real, em Março de 2001.

95. Perfil do Professor de Religião e Moral
Conferência na Jornadas Teológicas da Faculdade de Teologia, em Braga, em Janeiro de 2002.

96. Secularização e religiosidade Pós-moderna
Conferência nasJornadas de Teologia, na Faculdade de Teologia, no Porto, em Fevereiro de 2003.

97. O interesse de uma obra. Apresentação da obra de D. José Policarpo,
Conferência na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, em Junho de 2003.

98. Catequese e iniciação cristã
Conferência no Encontro de Catequese para Adultos, em Fátima, em Julho de 2003.

99. Seminário, Escola de Comunhão
Conferência no Encontro de Formadores de Seminários, em Beja, em Setembro de 2003.

100. Pós-modernidade, retorno do religioso e evangelização
Conferência nas Jornadas Nacionais de Catequese, em Fátima, em Novembro de 2003.

101. "Eco" à Conferência do Cardeal Saraiva Martins
Conferência na Jornadas de Teologia, na Faculdade de Teologia, Porto, em Fevereiro de 2004.

102. Eucaristia e Trindade; Eucaristia e Igreja; Eucaristia e celebração
Conferência nas Jornadas de formação ao Clero de Coimbra, em Janeiro de 2005.

102. Eucaristia e beleza de Deus
Conferência quaresmal na Sé do Porto, em Março de 2005.

103. O coração da Igreja bate ao ritmo da Eucaristia
Conferência no Encontro Fé-Cultura em Viseu, em Março de 2005.

104. Eucaristia e ministério ordenado
Conferência no Centro de actividades sacerdotais do Opus Dei em Enxomil, Porto, em Abril de 2005.

105. Eucaristia e Beleza de Deus
Conferência no Congresso Eucarístico de Aveiro, em Junho de 2005.

106. Teologia da Eucaristia
Conferências nas jornadas de formação do clero de Vila Real e de Santarém, em Setembro de 2005.

107. Eucaristia, fonte e vértice da vida e da missão da Igreja
Intervenção no Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia, em Outubro de 2005.

108. Eucaristia, Beleza e Evangelização
Intervenção no Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia, em Outubro de 2005.

109. Piedade mariana e Nova Evangelização
Conferência no Congresso Mariano, em Braga, em Outubro de 2005.

110. O Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia
Conferência ao Conselho presbiteral de Lisboa, em Novembro de 2005.

111. O cristianismo como fonte de uma cultura de beleza
Conferência nas jornadas teológicas da Faculdade de Teologia da UCP – Porto, em Fevereiro de 2006.

112. A beleza e a alegria da vocação de especial consagração
Conferência aos Religiosos, Fátima, Setembro de 2006.

113. A Beleza do Rosto trinitário de Deus na Mensagem de Fátima
Conferência no Congresso Internacional sobre a Mensagem de Fátima, em Maio de 2007.

114. Novas respostas da Igreja Católica
Conferência inserida no Ciclo de Conferências "Novas respostas a novos desafios", promovidas pela Fundação Inatel e Fundação Mário Soares, em Setembro de 2009.

 

3.3. PARTICIPAÇÃO EM MESAS-REDONDAS

1. Participou na mesa-redonda sobre "Evangelização: modelos e modalidades" integrada no curso de actualização teológico-pastoral do clero, promovido pelo Instituto de Ciências Humanas e Teológicas do Porto, nas dioceses de Vila Real e do Porto em Setembro de 1986.

2. Participou na mesa-redonda sobre "Paz com Deus criador, paz com toda a criação" no auditório da Reitoria da Universidade do Porto, promovida pela Comissão Nacional "Justiça e Paz " para assinalar o Dia Mundial da Paz, em Janeiro de 1990.

3. Participou na mesa-redonda sobre "Sinais deste tempo", organizada pelo Movimento Católico de Estudantes para assinalar 25 anos da Gaudium et Spes e preparar a vinda do Papa a Portugal, em Abril de 1991.

4. Participou na mesa-redonda sobre "O valor da vida humana" organizada pelo Secretariado da Pastoral Familiar da Diocese do Porto, em Junho de 1991.

5. Participou na mesa-redonda sobre "Doutrina social da Igreja: da Rerum Novarum à Centesimus annus" organizada pelos alunos do Seminário Maior do Porto, para comemorar os cem anos da Rerum Novarum, em Abril de 1991.

6. Integrou a mesa-redonda sobre "A nova Evangelização" organizada pelos alunos do Seminário Maior do Porto, em Maio de 1992.

 

3.4. PARTICIPAÇÃO EM SIMPÓSIOS INTERNACIONAIS

1. Participou no I Congresso da Sociedade de Teologia Católica sobre "A fé cristã e a construção da Europa", de 4 a 9 de Abril de 1992, em Stuttgart - Hoenhneim, onde foi secretário de um grupo de trabalho.

2. Participou no II Congresso da Sociedade Europeia de Teologia sobre "Deus estrangeiro na nossa casa?" de 27 a 31 de Agosto de 1995, Freising bei München.

 

4. CARGOS, NOMEAÇÕES E TAREFAS

 

4.1. EM RELAÇÃO COM A ACTIVIDADE DOCENTE:

1. Professor de Teologia Sistemática do Instituto de Ciências Humanas e Teológicas a partir do ano lectivo 1977/78 até 1986/87 e na Faculdade de Teologia do Porto a partir de 1987/88; professor auxiliar da mesma Faculdade desde Janeiro de 1990 e professor associado desde 1993.

2. Professor de Teologia Moral no Centro de Cultura Católica do Porto, a partir do ano lectivo 1981/82 até 1988/89.

3. Professor de Mundividência Cristã na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

4. Membro da Comissão Pedagógica do Instituto de Ciências Humanas e Teológicas, como representante da Diocese de Vila Real, a partir de 1977/78 até 1986/87.

5. Membro da Comissão Directiva do Instituto de Ciências Humanas e Teológicas a partir de 1978/79 até 1986/87.

6. Tesoureiro do Instituto de Ciências Humanas e Teológicas a partir de 1979/80 até 1986/87.

7. Membro da Comissão do Instituto de Ciências Humanas e Teológicas organizadora das semanas de reciclagem para o clero das dioceses fundadoras do mesmo Instituto, desde 1978/79 até 1986/87, participando na elaboração do respectivo programa.

8. Membro da Congregação da Faculdade de Teologia, a partir de 1987/88, inicialmente como representante eleito dos docentes de Teologia Sistemática e, depois, como professor auxiliar, até à sua recente extinção.

9. Membro do Conselho Científico da Faculdade de Teologia a partir de Janeiro de 1990.

10. Assessor do Director-adjunto da Faculdade de Teologia no Porto a partir do ano lectivo de 1991/92.

11. Membro da Comissão Organizadora das Semanas de Estudos Teológicos promovidos pela Faculdade de Teologia do Porto, participando na elaboração do respectivo programa, a partir do ano lectivo de 1991/92.

12. Membro do Conselho de Redacção da Revista "Humanística e Teologia" a partir de 1991.

13. Membro da Comissão organizadora do Mestrado na área de Antropologia Teológica, sendo o primeiro responsável pela elaboração do programa, em 1993.

14. Coordenador do Mestrado em Teologia Sistemática (área de Antropologia Teológica) a partir de 1993/94.

15. Membro de um júri nomeado pelo Conselho Científico, encarregado de avaliar a qualidade científica do trabalho de dois candidatos a Professor Auxiliar, em 1991 e em 1992.

16. Membro de um júri, constituído em 1992, para análise de um processo de equivalência ao grau de doutoramento em Teologia.

17. Coordenador do Programa Erasmus da Faculdade de Teologia no Porto, em colaboração com as Faculdades de Teologia de Tubinguen, Insbrusck, Friburg, Lyon, Comillas, Meilputh e Gregoriana, a partir de 1991/92.

18. Membro da Comissão de auto-avaliação da Faculdade de Teologia a partir de 1994, por designação do Conselho Científico.

19. Sócio de número da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa desde 1986.

20. Membro da Direcção do Gabinete de Estudos do Pensamento Português Universidade Católica Portuguesa do Porto.

21. Membro da Coordenação do Departamento de Teologia Sistemática, por designação do Conselho Científico.

22. Membro da Comissão Teológica para o Congresso Nacional Eucarístico, por designação do Conselho Científico.

23. Director-Adjunto da Faculdade de Teologia do Centro Regional do Porto da UCP, de Junho de 1999 a Novembro de 2000, quando foi nomeado Bispo-Auxiliar de Braga.

 

4.2 DE ÂMBITO ECLESIAL

1. Prefeito de Estudos do Seminário Maior do Porto, desde o ano lectivo 1977 até 2000.

2. Membro da Comissão Teológica da Diocese do Porto, por nomeação episcopal, de 1986 até 2000.

3. "Censor eclesiástico" da Diocese de Vila Real, por nomeação episcopal, de 1990 até 2000.

4. Membro do grupo de Pastoral Universitária do Centro Regional do Porto, à Foz da Universidade Católica Portuguesa, de 1994 até 2000.

5. Membro da Comissão Nacional para a Revisão dos Catecismos por convite da Comissão Episcopal para a Educação Cristã, de 1995 até 2000.

6. Delegado da Diocese de Vila Real na Comissão episcopal para o ecumenismo, por nomeação episcopal, Junho 1998.

7. Nomeado Bispo Auxiliar de Braga, com o título de Bladia, a 10.11.2000, tendo recebido a ordenação episcopal a 11.02.2001 na Catedral de Vila Real.

8. Vogal da Comissão Episcopal para a Educação Cristã e da Comissão Episcopal para a Fé e Cultura, de Junho 2002 a 2005.

9. Presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, de Junho 2002 até Junho de 2008.

10. Nomeado Bispo de Viseu, a 22.04.2004, tendo tomado posse a 20.06.2004.

11. Membro do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, desde 2005.

12. Nomeado Bispo de Leiria-Fátima a 22.04.2006, tendo tomado posse a 25.06.2006

13. Vice-Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa de 2008 a 2011.

 

4.3. PERTENÇA A COMISSÕES E OUTROS GRÉMIOS

1. Sócio da Associação de Teologia Cristã, responsável pela edição portuguesa da Revista Internacional Católica Communio, tendo sido membro do seu Conselho de Redacção durante vários anos.

2. Membro da Associação Europeia de Teólogos Católicos desde 1991.

 

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados