Notícias

Festa da Fé: Bispo convida diocesanos a “sair, escutar, festejar” a “Alegria de ser Igreja”

Categoria: Notícias
Criado em 03-04-2018

A Festa da Fé de 2018 é anunciada na carta pastoral de D. António Marto como o culminar festivo da celebração do Centenário da Restauração da Diocese. Está agendada para os dias 15 a 17 de junho, no coração da cidade Leiria, mas está já a mexer com todas as comunidades, serviços e muitas pessoas por toda a área desta Igreja local de Leiria-Fátima.

Luís Miguel Ferraz

  

Neste ano pastoral de comemoração do Centenário da Restauração da Diocese de Leiria, D. António Marto reforça a importância de a Igreja se assumir em “saída missionária”. E uma das formas que aponta na sua carta pastoral é a festa, com o convite a “redescobrir a importância da dimensão festiva para a vivência da fé e para a evangelização”. É nesse sentido que apresenta a Festa da Fé, que deverá envolver todas as comunidades desta Diocese de Leiria-Fátima, nos dias 15 a 17 de junho, unidas na alegria das comemorações deste ano.

Assim, com o tema “Alegria de ser Igreja”, a Festa da Fé apresenta quatro grandes objetivos: “ser o culminar da caminhada de uma diocese que se assume como corpo; celebrar a memória de 100 anos; fortalecer o sentido de pertença à comunidade diocesana; e em Igreja sair, escutar e festejar na cidade dos Homens”.

 

Programa diversificado

O programa procura potenciar estes objetivos, com uma diversidade de eventos celebrativos, culturais e recreativos, para todas as idades e públicos. Entre as atividades propostas, dinamizadas em vários espaços da cidade, estão: concertos, exposições, colóquios, animações de rua, jogos, celebrações e momentos de oração.

Uma das novidades desta edição será a apresentação de um “Mapa da Diocese”, de grandes proporções, que será construído com a colaboração de cada uma das paróquias.

E não faltarão, como em qualquer festa, cinco espaços de tasquinhas, dinamizados pelas paróquias de Carvide, Juncal, Marrazes (Quinta do Alçada), Pousos e Santa Eufémia, e um bar, a cargo da Comunidade Cristã da Golpilheira, da paróquia da Batalha.

No mesmo contexto, será apresentado um ciclo de cinema, com exibições também em dias anteriores, no Teatro Miguel Franco, com o seguinte programa: 10 de junho, 17h00, “A longa estrada para casa”; 14 de junho, 21h30, “Terapia para dois”; 16 de junho, 17h00, “Um sonho possível”; 16 de junho, 21h30, “A Família Bellier”.

Quanto à festa propriamente dita, a abertura será na sexta-feira, 15 de junho, às 20h30, com inauguração da Festa dos Carismas no Mercado de Sant’Ana, do Mapa da Diocese na Praça Paulo VI e das tasquinhas e bar no Jardim Luís de Camões. A sessão oficial será às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, com um concerto pela Banda Sinfónica da PSP. Nessa noite, continuará a animação musical, no Jardim Luís de Camões, com os “Combos”, do Instituto Jovens Músicos e ‘Rockschool’.

As crianças da catequese e escuteiros serão um dos grupos mais numerosos durante todo o fim de semana, mas em paralelo decorrem iniciativas que envolvem outros destinatários. No sábado, destaque para a Exposição e Adoração Eucarística, na Igreja do Espírito Santo, durante todo o dia, Missa na Sé com as crianças, às 10h00, Confissões na Sé, das 11h30 às 18h00, oração com Doentes e Idosos, às 15h00, conferência sobre “As ofertas dos Papas a Nossa Senhora de Fátima”, às 16h00, e o Festival da Canção Jovem e concerto com “Os Maresia”, a partir das 21h30, terminando com uma proposta de oração para jovens, na Igreja do Espírito Santo.

No domingo, destacamos o Jubileu das Vocações, às 14h00, no Teatro Miguel Franco, e a Missa de encerramento, às 16h00, na Praça da República, seguida de cortejo até à Sé.

 

2018-04-03 festa da fe1

Catequese FESTEJA com crianças e adolescentes

O Serviço Diocesano de Catequese, em parceria com a Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas, está a preparar as atividades para as crianças e adolescentes da catequese e os escuteiros nesta Festa da Fé.

No sábado, dia 16 de junho, a partir das 09h00, serão as atividades para os mais novos, do 1.º ao 4.º ano e lobitos, e do 5.º ao 6.º ano e exploradores.

No domingo, dia 17 de junho, também a partir das 09h00, as atividades serão para o 8.º ao 10.º ano e pioneiros.

O ‘slogan’ será a palavra “Festeja”, com o convite a “fazer festa nos 100 anos da restauração da Diocese, na descoberta da herança que recebemos do passado, no encontro com a nossa identidade como Igreja desta Diocese, no encontro com tantos que vão passar por Leiria e porque acolhemos a missão de continuar a anunciar a alegria e a esperança do Evangelho de Jesus Cristo”.

Referindo os três verbos usados pelo Bispo diocesano na sua carta pastoral para este ano, o SDC concretiza o convite: “Escutar o que a história destes 100 anos da restauração da Diocese têm para nos ensinar (passado); Festejar a alegria de sermos Igreja, hoje, nesta diocese de Leiria-Fátima, na sua diversidade de paróquias, movimentos, congregações... (presente); Sair e acolher os desafios que temos para construir a Igreja que queremos ser e viver (futuro)”.

Os materiais para dar início à divulgação, desdobráveis com todas as informações e fichas de inscrições já estão disponíveis numa página criada para esta atividade.

 

2018-04-03 festa da fe2

Comunidades envolvidas em mapa “vivo”

A Diocese não é um corpo abstrato, mas sim um organismo vivo que, “para se tornar mais concreto e incarnado, se realiza também nas comunidades locais mais pequenas, a que chamamos paróquias”, lembra D. António Marto na carta pastoral “A alegria de ser Igreja em Missão”. Aí a define como “comunidade de fiéis onde se gera a fé no dia-a-dia da vida das pessoas, onde se vive a alegria da comunhão e da participação na vitalidade da comunidade cristã”, como “Igreja enraizada num lugar, presente no meio das casas dos homens, mais próxima à vida das pessoas”. No entanto, adverte, “não é uma ilha ou feudo isolado e autossuficiente”, mas “uma célula viva da Igreja diocesana” que “só encontra a sua plena realização na comunhão com ela”.

Também nesta Festa da Fé, é esse espírito de união e colaboração que se pretende, não apenas na presença durante as várias iniciativas, mas também na sua preparação, dinamização e organização.

Desde o início do ano pastoral, todas as paróquias, movimentos e grupos têm sido convidadas a envolver-se, sobretudo na dinamização de iniciativas locais e na participação nos eventos marcantes do ano jubilar diocesano e nas peregrinações vicariais à Sé.

Concretamente para a Festa da Fé, o Bispo diocesano entregou-lhes pessoalmente o “testemunho” com esse convite, na Missa comemorativa do centenário, a 21 de janeiro, com a indicação de o levarem e transmitirem a todos os fiéis e cidadãos das respetivas comunidades. Na mesma ocasião, cada paróquia levou uma bandeira em “branco”, apenas com o logótipo da festa, para completar com símbolos e elementos da sua própria identidade.

Parte desse trabalho foi já visível na Peregrinação Diocesana a Fátima, no passado dia 18 de março, onde essas bandeiras acompanharam as dos padroeiros e oragos paroquiais. Neste dia, novo desafio foi lançado, com a entrega de uma base de madeira, onde deverá ser “erguida” a maqueta da respetiva igreja matriz. Essas réplicas das igrejas paroquias serão um dos contributos para dar forma ao “mapa” da Diocese, a montar no Jardim Luís de Camões, durante a Festa da Fé. Outras haverá, resultantes da criatividade que cada comunidade está a colocar ao serviço deste grande evento diocesano

 

2018-04-03 festa da fe3

Na internet e redes sociais

A comissão organizadora da Festa Fé (que pode ser contactada para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ) preparou uma página na internet, onde podem ser consultados o programa, as temáticas, as notícias, imagens e outras informações úteis a quem quer participar ativamente na iniciativa. Consulte em:

www.festadafe.pt

Também a presença nas redes sociais foi valorizada, com os seguintes endereços:

- www.facebook.com/festadafe2018

- www.instagram.com/festadafe2018

- www.twitter.com/festadafe2018

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados