Notícias

Semana (e mês) de Oração pelas Vocações

Categoria: Notícias
Criado em 28-03-2018

Decorrerá nos próximos dias 15 a 22 de abril a 55.ª Semana de Oração pelas Vocações, com o tema “Escutar, discernir, viver a chamada do Senhor”.

Este tema é adiantado pelo próprio Papa Francisco, na sua mensagem para esta semana, onde recorda que “Deus não cessa jamais de vir ao nosso encontro”, mas nos acompanha “ao longo das estradas por vezes poeirentas da nossa vida” para nos chamar “à alegria”.

Ligando este tema à XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a decorrer em Outubro próximo sobre a “relação entre jovens, fé e vocação”, o Papa Francisco frisa a importância desta tríplice atitude, que “permite pôr a render os nossos talentos, faz de nós também instrumentos de salvação no mundo e orienta-nos para a plenitude da felicidade”.

Escutar exige “preparar-se para uma escuta profunda da sua Palavra e da vida, prestar atenção aos próprios detalhes do nosso dia-a-dia, aprender a ler os acontecimentos com os olhos da fé e manter-se aberto às surpresas do Espírito”, um comportamento “cada vez mais difícil, imersos como estamos numa sociedade rumorosa, na abundância frenética de estímulos e informações que enchem a nossa jornada”. Diz o Papa: “À barafunda exterior, que às vezes domina as nossas cidades e bairros, corresponde frequentemente uma dispersão e confusão interior, que não nos permite parar, provar o gosto da contemplação, refletir com serenidade sobre os acontecimentos da nossa vida e realizar um profícuo discernimento, confiados no desígnio amoroso de Deus a nosso respeito”.

Discernir, o “processo pelo qual a pessoa, em diálogo com o Senhor e na escuta da voz do Espírito, chega a fazer as opções fundamentais, a começar pela do seu estado da vida” é outra necessidade. “Também hoje temos grande necessidade do discernimento e da profecia, de superar as tentações da ideologia e do fatalismo e de descobrir, no relacionamento com o Senhor, os lugares, instrumentos e situações através dos quais Ele nos chama”, refere Francisco.

Por fim, viver, isto é, não ficar em “lentidões e preguiças”, nem “debruçados à janela, com a desculpa de continuar à espera dum tempo favorável”, mas assumir a vocação como algo a realizar no “momento presente”. “Não temos de esperar que sejamos perfeitos para dar como resposta o nosso generoso «eis-me aqui», nem assustar-nos com as nossas limitações e pecados, mas acolher a voz do Senhor com coração aberto”, conclui o Santo Padre.

 

Iniciativas na Diocese

A Diocese de Leiria-Fátima é convidada a viver intensamente esta semana e todo o mês de abril. Para tal, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) disponibiliza alguns materiais (cartazes, música e oração da semana, guião para celebrações, catequeses, etc.), que poderão ser usados pelas comunidades, grupos e pessoas que aceitem o desafio a refletir e rezar esta temática.

Alguns momentos serão especialmente importantes, a começar pelas ordenações diaconais e sacerdotais, no último domingo, 22 de abril. A vigília diocesana de oração, presidida pelo Bispo diocesano, no dia 20, às 21h00, no convento de S. Francisco, em Leiria, será uma forma especial de preparar essa festa.

Como tem sido hábito nos últimos anos, inserida no contexto desta semana, irá decorrer, ao longo do mês de Abril, a iniciativa “Abril - mês vocacional”. Em ordem a “envolver toda a comunidade diocesana”, pede-se que os grupo, movimentos, comunidades religiosas ou paróquias comuniquem a sua disponibilidade para organizar um ou mais momentos de oração durante o mês, integrando uma lista diocesana de participantes na "grande oração vocacional". Os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição e remetê-la para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

O SAV informa, ainda, que a celebração do Jubileu das Vocações deste ano será integrada na Festa da Fé, no dia 16 de junho, no Teatro Miguel franco, em Leiria (Mercado Santana). Também os materiais informativos destes eventos estão na referida pasta de materiais.

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados