Notícias

Bispo e vigários debatem reorganização vicarial e pastoral juvenil

Categoria: Notícias
Criado em 12-03-2018
©JG

A reorganização das vigararias, em ordem a melhorar a colaboração pastoral em equipa, e a preparação dos objetivos e programa pastoral diocesano para o biénio sobre os jovens, de 2018 a 2020, foram os dois temas principais da reunião dos vigários, presidida por D. António Marto, no passado dia 6 de março, no Centro Pastoral Diocesano.

Os vigários consideraram oportuna a proposta de reorganização vicarial e deram algumas achegas. A reflexão vai continuar em cada uma delas e na próxima reunião conjunta, esperando que se chegue a uma conclusão útil e a uma decisão episcopal.

Na apreciação da proposta de programa para o biénio sobre os jovens, foi sublinhada a importância da opção de ir além da realização de eventos e propor itinerários que os envolvam, tornando-os protagonistas. As experiências com movimentos e grupos eclesiais, bem como peregrinações e diversas atividades paroquiais em que os jovens participam, deverão ser valorizadas, podendo constituir inspiração para o aparecimento de novas propostas de pastoral juvenil.

A este propósito, D. António Marto referiu as dificuldades atuais, dizendo que a pastoral juvenil não pode ser, nem só doutrinação nem só ação. Importa concretizar os objetivos e linhas de orientação pastoral, indicando atividades, tempos e lugares para as mesmas. Recomendou que se proporcione aos jovens o acompanhamento espiritual e o discernimento personalizado.

Os vigários partilharam também algumas atividades realizadas nas suas vigararias no presente ano pastoral: peregrinações vicariais à Sé, semanas da Diocese nas paróquias, peça de teatro sobre a restauração da Diocese e o papel determinante do jornal “O Mensageiro”, conferências históricas, ações de formação e de catequese, escola vicarial da fé, vigílias de oração, etc.

No final, o Bispo diocesano realçou a riqueza de reflexão produzida e a vitalidade manifestada na partilha das iniciativas vicariais e paroquiais.

JG | Presente Leiria-Fátima

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados