Notícias

86.ª Peregrinação Diocesana a Fátima

Categoria: Notícias
Criado em 21-02-2018

A 86.ª Peregrinação Diocesana a Fátima vai realizar-se neste 5.º domingo da Quaresma, dia 18 de março de 2018, com o tema “A alegria de ser Igreja em caminho com Maria”. Todas as comunidades e cada um dos diocesanos são convidados a participar nesta iniciativa, uma das mais significativas da união e vivência pastoral comum da Diocese de Leiria-Fátima.

Assim, após a caminhada noturna – a pé, de carro ou autocarro – os peregrino terão o primeiro ato em comum às 09h15, numa caminhada que partirá de 4 locais diferentes, em direção à Capelinha das Aparições: as vigararias de Leiria e de Monte Real partem da rotunda do Anjo de Portugal; as vigararias de Batalha, da Marinha Grande e de Porto de Mós da rotunda em frente à rodoviária; as vigararias de Fátima e de Ourém da rotunda de Santo António; e as vigararias das Colmeias e dos Milagres da rotunda em frente do Exército Azul (Domus Pacis).

Às 10h00 será a saudação a Nossa Senhora e a oração do Rosário, na Capelinha, seguindo-se, ás 11h00, a procissão e a celebração da Eucaristia, no altar do recinto.

Convidam-se os peregrinos a levarem as faixas com as cores das respetivas vigararias, devendo, ainda, cada paróquia levar a bandeira do seu padroeiro e a bandeira que foi distribuída para a Festa da Fé.

No final da Eucaristia, serão entregues as bases para as maquetas das igrejas para a Festa da Fé: junto ao altar serão chamados os representantes das paróquias-sede das vigararias e os restantes receberão as bases posteriormente, em local a indicar.

Todos deverão preparar-se, meditante o sacramento da Penitência, podendo fazê-lo também no domingo, na Capela da Reconciliação, na parte inferior da Basílica da Santíssima Trindade, das 08h00 às 10h.30.Altere o horário das missas, antecipando-as ou celebrando na tarde de Domingo, e não marque qualquer outra atividade paroquial; se entender oportuno, cancele alguma missa, mantendo as indispensáveis para os fiéis.

Sugere-se, ainda, aos peregrinos que organizem o almoço em convívio por vigararias, no final da manhã, nos parques em redor do Santuário.

Após o almoço, não haverá mais nenhuma proposta de programa em comum.

Para uma participação massiva dos diocesanos, o Bispo pede que não sejam marcadas quaisquer atividades nas paróquias para esta manhã, incluindo celebrações da Eucaristia, que deverão ser antecipadas para a tarde de sábado ou tarde de domingo.

 

Jovens, escuteiros e doentes

Como habitual, é proposto um programa especial aos jovens, começando de véspera, no Centro Paulo VI, a partir das 16h00 de sábado. Está previsto um momento de oração com o Bispo diocesano, às 16h30, seguindo-se atividades diversas. O jantar será partilhado e, às 21h00, participarão no Terço e procissão das velas, tendo depois um vigília de oração, na Capela da Ressurreição. No domingo, integram-se no programa comum. Para a participação, é obrigatória a inscrição.

Também os Escuteiros terão programa próprio no sábado, com concentração marcada para as 20h00, no Centro Pastoral Paulo VI.

Os doentes que participam no retiro, e outros que se inscrevam, serão acolhidos na colunata, a partir das 10h00 de domingo.

 

Materiais:

- Cartaz da Peregrinação em PDF

- Guião da Peregrinação em texto ou PDF

- Via-Sacra paginada em A5 (impressão em A4 frente e verso)

- Caminhada em Fátima paginada em A5 (impressão em A4 frente e verso)

- Rosário em Fátima paginado em A5 (impressão em A4 frente e verso)

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados