Notícias

“Missão País” está pela Diocese de Leiria-Fátima

Categoria: Notícias
Criado em 14-02-2018
©DR

De 11 a 18 de fevereiro, estão nas paróquias da Batalha, da Boa Vista e de Santa Eufémia, alguns grupos de estudantes universitários que integram a “Missão País”, projeto católico que visa viver e testemunhar a fé em contexto universitário.

O projeto nasceu em 2003 e já realizou mais de 150 missões por cerca de uma centena de paróquias, algumas dela na Diocese de Leiria-Fátima. Movimentando atualmente mais de 2.500 jovens, as missões são realizadas em grupo, nos períodos de férias escolares, consistindo na vivência da oração e do serviço em voluntariado. O lema para este ano é “A paz esteja em tua casa!”.

A face mais visível da sua presença é a missão “externa”, o serviço que prestam em instituições (lares, hospitais, escolas, ATL, Misericórdias…) e nas visitas “porta-a-porta” para evangelizar, ajudar as pessoas nas suas tarefas diárias ou simplesmente fazer companhia. Mas há também a missão “interna”, marcada pela espiritualidade com que vivem esta semana e que parte da oração, da meditação e da Eucaristia diária. E a missão “pessoal”, que consiste na aprendizagem que cada um faz e da experiência de ser instrumento nas mãos de Deus, o que provocará a sua transformação interior.

As missões realizam-se em três anos consecutivos, sendo o primeiro para estabelecer relações locais e acolhimento mútuo, o segundo para aprofundar essa relação e ajudar à transformação interior das pessoas, e o terceiro para motivar as pessoas missionadas a partirem também elas em missão.

No final da semana, irão promover algumas iniciativas abertas a toda a população, como apresentações teatrais e vigílias de oração.

 

Vieira de Leiria recebe “bónus”

A paróquia da Vieira de Leiria recebeu a “Missão País” nos últimos três anos, pelo que estaria completa esta missão. No entanto, este ano um grupo de cerca de 70 estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa de está de regresso para mais uma temporada, de 17 a 24 de Fevereiro.

Este “bónus” é justificado pelo pároco, padre Miguel Sottomayor, com “os laços fraternos criados nos últimos três anos e as consequências do incêndio do passado dia 15 de Outubro”. Nesta missão extraordinária, “os missionários irão conhecer a comunidade e ajudar em tudo o que for possível e preciso, estando distribuídos pelos lares e pelas escolas e nas habituais visitas de porta em porta. O grupo irá também apresentar a peça de teatro “A paz esteja nesta casa!”, no Cine-Teatro Actor Álvaro, situado no Largo da República, na Vieira de Leiria, no dia 22 de fevereiro (quinta-feira), pelas 21h00, cuja entrada será livre.

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados