Notícias

Ourém abre ronda de peregrinações vicariais à Catedral de Leiria

Categoria: Notícias
Criado em 06-12-2017
©LMFerraz

Neste ano pastoral de 2017-2018, dedicado à comemoração do Centenário da Restauração da Diocese, uma das propostas incluídas na carta pastoral de D. António Marto é a peregrinação de cada uma das nove vigararias à “igreja-mãe”, a Catedral de Leiria.

Como lembra o Bispo de Leiria Fátima, um dos objetivos deste ano é “fazer memória, celebrar e fortalecer o sentido de pertença à comunidade diocesana” e é nesse sentido que esta iniciativa decorre.

A proposta diocesana é de uma tarde em que se faça alguma formação sobre a Diocese e a sua Catedral e se celebre a Eucaristia, presidida pelo Bispo diocesano. A ocasião incluirá um rito de envio, cumprindo um outro objetivo deste ano pastoral, “fortalecer o espírito missionário e o testemunho da fé no mundo”. O programa específico ficará a cargo de cada vigararia, devendo fazer-se alguma preparação nas comunidades e organizar o transporte coletivo, caso se revele útil. Foi, ainda, definido que o ofertório da celebração se destina às despesas com a restauração do órgão de tubos da Sé, recentemente efetuada.

 

Vigararia de Ourém

A vigararia de Ourém será a primeira a realizar esta peregrinação, no próximo domingo, 10 de dezembro. Nas respetivas paróquias – Alburitel, Casal dos Bernardos, Caxarias, cercal, Formigais, Freixianda, Gondemaria, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora das Misericórdias, Olival, Ribeira do Fárrio, Rio de Couros, Seiça e Urqueira – diversas iniciativas estão a ser promovidas durante esta semana, de modo a sensibilizar os fiéis para a pertença a esta única Igreja particular de Leiria-Fátima e motivá-los a participar nesta celebração comum. Particular destaque merece a ideia de tocar os sinos a rebate em todas as igrejas, em todos os dias entre 3 e 9 de dezembro, às 18h00, apelando a quem os escute que faça uma oração por esta intenção.

O programa da peregrinação vicarial, no dia 10, começa com a concentração, no largo da Sé, às 15h15, seguindo-se o acolhimento e a saudação inicial pelo Bispo, D. António Marto. Às 15h45, todos entram na Catedral para ouvir uma evocação histórica e teológica sobre este templo. A Eucaristia, presidida pelo Bispo, será às 16h45.

 

Próximas peregrinações

7 de janeiro de 2018: Vigararia de Porto de Mós

14 de janeiro 2018: Vigararia de Fátima

28 de janeiro 2018: Vigararia de Leiria

4 de fevereiro 2018: Vigararia da Marinha Grande

18 de fevereiro 2018: Vigararia dos Milagres

25 de fevereiro de 2018: Vigararia das Colmeias

4 de março de 2018: Vigararia de Monte Real

11 de março de 2018: Vigararia da Batalha

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados