Notícias

Escuteiros de Porto de Mós celebram 45 anos com casa nova

Categoria: Notícias
Criado em 06-12-2017
©DR

O Agrupamento 370 Porto de Mós do Corpo Nacional de Escutas (CNE) comemorou, no dia 1 de dezembro, os seus 45 anos de existência.

Para assinalar a data, o agrupamento inaugurou a sua nova sede, acabadinha de construir. O edifício é muito linear e simples, com cinco salas, uma para cada das quatro secções e outra para os chefes. Tem também uma cave ampla, que será utilizada para arrumação e outras atividades.

Aquando da reativação do agrupamento, a construção desta sede foi um sonho que alguns chefes da altura idealizaram e que, ao longo dos anos seguintes, outros foram abraçando e trabalhando pela sua concretização. Mais do que um sonho, era uma necessidade, dada a reduzida dimensão do espaço que tinha este agrupamento, um dos mais numerosos da Região de Leiria-Fátima do CNE. A motivação dos escuteiros, chefes do agrupamento, colaboração dos pais e familiares, entre outros, a participação em eventos diversos, principalmente a festa de São Pedro, em Porto de Mós, evento principal de angariação de fundos, foi determinante para que a obra passasse a ser realidade. Neste momento, falta pagar cerca de um terço dos 160.000 euros que custou a obra.

O momento da inauguração foi feito com muita solenidade, emoção e alegria. Começou com    a saudação de cada secção e o canto do hino, pelas 15h00. Depois, o pároco e assistente do agrupamento, padre José Alves, leu um texto de Baden Powell, fundador do Escutismo, sobre a importância de acreditar em Deus e o bom resultado que é fazer a sua vontade. Por fim, acompanhado pelo canto dos escuteiros, percorreu e abençoou cada um dos espaços. O descerrar do painel de azulejo evocativo deste dia foi também acompanhado pelo presidente do Município de Porto de Mós, Jorge Vala, pelo chefe regional do CNE de Leiria-Fátima, Vítor Faria, e pelo chefe do agrupamento 370, António Paiva.

Outro momento emotivo foi a entronização da “nova chefe do agrupamento”, Nossa Senhora de Fátima, cuja imagem foi oferecida por uma das mães dos escuteiros para ser colocada na nova sede. Após a visita dos presentes às instalações, os caminheiros plantaram uma árvore de fruto nas traseiras, que ficará como a árvore de estimação do agrupamento.

Seguiu-se, ainda, uma sessão solene, no cineteatro de Porto de Mós, em que se fez um historial do agrupamento e se partilharam muitas recordações de antigos escuteiros. Tudo terminou com a apresentação do novo chefe do agrupamento, Paulo Santos, e a nova equipa da direção que o acompanha.

A noite e o dia seguintes foram festejados por escuteiros e pais na vila de Porto de Mós, fazendo uma grande e memorável “Acafesta".

Carla Valinho (C.)

 

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados