Notícias

Convocatória para a Assembleia Diocesana (8 de outubro, 15h00, Sé de Leiria)

Categoria: Notícias
Criado em 14-09-2017
©LMFerraz/arquivo

Vamos iniciar um novo ano pastoral sob o lema “Leiria-Fátima em festa: centenário da restauração da Diocese (1918-2018)”. Ao longo dele, faremos memória jubilosa e agradecida do percurso feito e das maravilhas de Deus, procuraremos fortalecer o sentido de pertença e a comunhão eclesial e receber a graça de um novo impulso e ardor para a missão de testemunhar e anunciar a todos o Evangelho da alegria e da paz.

Venho, por este meio, convocar os fiéis da Diocese para a ASSEMBLEIA, que terá lugar na tarde do domingo, 8 de outubro, na igreja catedral de LeiriaCom ela, em comunhão visível, celebramos juntos o Dia da Igreja Diocesana, fazemos a abertura solene do novo ano, apresentando o tema geral e o programa comum, e, unidos aos nossos padroeiros, daremos graças ao Senhor pela porção do povo de Deus que somos e pelo carisma e muitos outros dons que nos concedeu.

Convido especialmente: os padres, o Conselho Pastoral Diocesano, os membros dos Serviços e organismos diocesanos, as direções dos Movimentos, Associações e Instituições, os superiores ou representantes das comunidades religiosas masculinas e femininas, as direções dos Institutos Seculares e Novas Comunidades, os membros dos conselhos pastorais paroquiais, catequistas, ministros da comunhão e outros fiéis colaboradores na vida e missão desta Igreja local.

O programa será o seguinte:

15h00 | Acolhimento, oração, intervenção do Doutor Marco Daniel Duarte sobre “Leiria-Fátima: sempre antiga e sempre nova – percurso evocativo da história da Diocese”, e momentos musicais;

15h45 | Apresentação da Carta Pastoral;

16h45 | Celebração litúrgica evocativa da Igreja local.

Haverá também espaço e atividades de ocupação de crianças, de modo que os pais possam participar tranquilos no programa.

O programa não inclui a celebração da Missa, pois se entendeu que todos têm a possibilidade de nela participar nas suas comunidades. Recomendo, aliás, o melhor empenho na preparação, celebração e vivência da Eucaristia nesse dia, aproveitando as sugestões do Departamento Diocesano de Liturgia, que serão enviadas oportunamente.

Um evento como este testemunha a nossa união no amor de Cristo, exprime e reforça a comum pertença à mesma e grande família espiritual diocesana, promove a comunhão eclesial e imprime nos nossos corações maior sentido de corresponsabilidade na missão comum da Igreja. Reservai, pois, na vossa agenda a disponibilidade para participar, não marcando qualquer outra atividade, informai e motivai os vossos colaboradores para vos acompanharem.

Peço a todos grande confiança em Deus e o melhor empenho na ação pastoral neste novo ano.

Nossa Senhora de Fátima, mãe de ternura e de misericórdia, e Santo Agostinho, a todos protejam e guiem.

† António Marto, Bispo de Leiria-Fátima

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados