Notícias

7.º Concerto Páginas de Música volta a apelar à solidariedade

Categoria: Notícias
Criado em 30-08-2017

A Páginas de Música – Associação de Solidariedade e Apoio Social vai promover o seu 7.º Concerto de Solidariedade, no Teatro José Lúcio da Silva, no próximo dia 20 de outubro. Trata-se de uma iniciativa que visa angariar fundos para causas sociais e que, desde 2011, já ajudou algumas dezenas de instituições da região, algumas delas da Igreja diocesana.

Este ano, o programa aposta numa Antologia de Zarzuela, “uma representação teatral onde se alternam vários estilos: a declamação, o canto, a música, o diálogo; e cujas origens remontam à sociedade espanhola do século XVII. A caraterística principal é captar e dominar imediatamente a atenção do espectador utilizando para isso o absurdo, o fantástico e aspetos melodramáticos relativos à história que conta, aliados aos atos de cantar, improvisar e dialogar com a própria audiência.”

Quanto às receitas do concerto, serão destinadas para financiamento das bolsas de estudo da associação e para a aquisição de: material e equipamentos na área da reabilitação, terapia ocupacional e fisioterapia para crianças com deficiência e necessidades especiais da Casa do Mimo, que acolhe crianças de Leiria, Porto de Mós e Batalha; camas e colchões para todos os quartos da Casa de Acolhimento de Emergência de Leiria para mulheres e filhos vítimas de violência doméstica; e medicamentos para os sem abrigo e pessoas carenciadas.

“Apesar de sermos uma associação que não tem qualquer ajuda de qualquer instituição, entendo que temos feito alguma diferença a nível do bem-estar social na nossa região”, afirma Fernanda Ferreira Rodriguez, presidente da direção. E esclarece que o apoio é dado “sempre por meio da compra de bens ou pagamento de serviços para os utentes das instituições apoiadas, sendo dado dinheiro apenas aos jovens bolseiros, para pagamento de propinas ou outras despesas relacionadas com os estudos”. Até hoje, foram atribuídas 49 bolsas de estudo, no valor de 900 euros anuais cada uma, a “estudantes com carências comprovadas e tendo como base de seleção o mérito e o rendimento”.

 

Como tudo começou

A crise que se acentuou no início desta década, sobretudo com o desemprego que afetou muitas famílias, algumas delas até aí sem grandes problemas económicos, foi o motivo que levou quatro leirienses a pensar numa forma de ajudar os mais carenciados. Assim surgiu o primeiro concerto “Páginas de Música”, em 2011, visando aliar a vertente cultural da música clássica à solidariedade.

Dado o sucesso obtido, foi criada, em maio de 2012, a associação com o mesmo nome, para dar continuidade à iniciativa. “Mobilizando a boa-vontade de instituições públicas, empresas e particulares das relações profissionais e pessoais dos seus fundadores, deu-se forma a este projeto e oportunidade para que as entidades contactadas pudessem ser solidárias, com a certeza de que a ajuda disponibilizada seria sempre integralmente aplicada nas necessidades identificadas junto de cada instituição”, explica a presidente.

Desde então, os concertos têm-se repetido anualmente, sempre com bons resultados para os destinatários previamente definidos *(ver caixa)*. Logo em 2012, surgiu a ideia de criar Bolsas de Estudo para alunos do ensino superior com bom aproveitamento escolar e sem recursos para o pagamento das propinas. Entretanto, surgiu também a organização de um torneio de golfe solidário, em parceria com o Clube de Golfe “Bom Sucesso”, de Óbidos.

A Páginas de Música pode ser visitada na rua Machado dos Santos, n.º 11 - 1.º C, em Leiria, em instalações cedidas gratuitamente pela presidente da direção. Mas pode ser também acompanhada na internet, em www.paginasdemusica.pt, ou nas redes sociais.

 

Receitas e entidades apoiadas

Os recursos financeiros provêm das quotas dos associados, dos patrocínios e apoios de empresas e particulares e da bilheteira de eventos, em especial, do Concerto Páginas de Música e do torneio de golfe. A Câmara de Leiria tem cedido anualmente o Teatro José Lúcio da Silva para o concerto e há diversas empresas e meios de comunicação que apoiam na divulgação, como foi o caso, desde o primeiro ano, de O Mensageiro, atualmente continuado pelo PRESENTE.

Além das regulares bolsas de estudo, a Páginas de Música define em cada ano as entidades que irá apoiar, sempre sob a forma de aquisição e oferta de equipamentos e bens de primeira necessidade para pessoas carenciadas apoiadas pelas respetivas instituições, ou o pagamento de serviços por estas suportados. Apresentamos um resumo dessa ajuda em cada ano.

2011 – 19.527 euros

• Lar de Santa Isabel – obras na casa

• CERCILEI – Obras no pavilhão e pátio de recreio

• Conferência de São Vicente de Paulo dos Marrazes – alimentos e medicamentos

• Conferência de S. Vicente de Paulo das Colmeias – alimentos e medicamentos e obras na sede e na casa de uma família local.

2012 – 25.757 euros

• Cáritas Diocesana de Leiria – alimentos, materiais e ajuda no pagamento de renda da casa, água, luz e outras necessidades básicas de algumas famílias

• Centro de Acolhimento de Leiria – refeições diárias e medicamentos para os sem-abrigo

• Centro de Apoio Temporário “O Girassol”, na Marinha Grande – desinfestação e obras no salão

2013 – 29.135 euros

• Bombeiros Voluntários de Leiria – DAE para 6 ambulâncias

• Liga dos Amigos do Hospital de Leiria – Enxovais e mobiliário para recém-nascidos

2014 – 27.696 euros

• ADAV de Leiria – Enxovais, camas, vestuário, alimentos e medicamentos para bebés e crianças

• Centro de Acolhimento Temporário “A Magia dos Afetos”, de Pombal – Parque infantil para crianças dos 0 aos 12 anos vítimas de maus-tratos e abusos

• Centro de Acolhimento “A Cegonha”, em Pombal – Obras e mobiliário para a casa que acolhe jovens mães e bebés vítimas de maus-tratos e abandono

• Conferencia de São Vicente de Paulo dos Marrazes – Medicamentos

• Centro de Acolhimento de Leiria – Medicamentos

• Liga de Amigos do Centro Hospitalar Leiria/Pombal – Medicamentos

2015 – 24.682 euros

• Bombeiros Voluntários dos Cardosos – 12 fatos e capacetes de proteção individual

• Comissão de Proteção de Jovens e Crianças em risco de Leiria – Vestuário, medicamentos, alimentos e produtos de higiene.

• Grupo Sócio-Caritativo de Marrazes/Barosa – Medicamentos

• Conferências de São Vicente de Paulo das Cortes e da Barreira – Medicamentos

• Centro de acolhimento de Leiria – Medicamentos

2016 – 31.200 euros

•  SPEM de Leiria - Material clínico e ajudas técnicas

• Loja Social da Batalha – Alimentos, produtos de higiene, material escolar, vestuário e calçado; apoio a duas famílias de refugiados neste concelho

• Colina do Castelo – Alimentos, produtos de higiene e material escolar

• Centro de Acolhimento de Leiria – Medicamentos

Luís Miguel Ferraz | Presente Leiria-Fátima

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados