Notícias

D. António Marto acompanhou os padres mais novos em passeio

Categoria: Notícias
Criado em 13-07-2017
©DR

No passado dia 10 de julho, os padres mais novos da Diocese de Leiria-Fátima, com o seu bispo, D. António Marto, e a equipa do Serviço de Apoio ao Clero, foram em passeio à zona avieira do rio Tejo, nos concelhos de Salvaterra de Magos e do Cartaxo.

Fizeram um percurso de barco, almoçaram na Valada com o pároco local e foram a Vila Chã de Ourique para conhecerem a Comunidade Sementes do Verbo, onde estão dois jovens da paróquia da Bajouca. Aí celebraram a Eucaristia com a comunidade.

A zona avieira é constituída por algumas aldeias nas margens do rio Tejo, para onde se deslocavam os pescadores da Vieira de Leiria, no início do século passado, durante os meses de inverno, para ganharem o seu sustento, regressando depois à sua terra. Alguns fixaram-se em aldeias junto às margens do rio. O escritor Alves Redol retratou estes “nómadas do rio” no seu romance “Avieiros”.

A Comunidade Sementes do Verbo foi fundada no Brasil, em 2004, pelo casal Georges e Marie Boneval. Contemplativa e missionária, reúne membros de diferentes vocações e procura “descobrir e valorizar as Sementes do Verbo escondidas nos corações e nas vidas humanas”. O seu objetivo é “dar a Palavra de Vida para fazer crescer em cada um a dignidade e a vocação de filhos e filhas de Deus”, tornando-se assim “discípulos missionários de Cristo”. Em Portugal, esta comunidade está presente nas dioceses de Santarém e de Aveiro.

JG | Presente Leiria-Fátima | Com a colaboração de Pedro Carvalheiro Silva

Partilhar:



Video

Entrevista de D. António Marto à Agência Ecclesia

Prestes a receber o Papa Francisco em Fátima, D. António Marto fala da visita, do Centenário das Aparições e da Mensagem de Fátima.



Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados