Notícias

Diocese de Leiria-Fátima disponibiliza Serviço de Apoio à Maternidade em Dificuldade

Categoria: Notícias
Criado em 24-03-2017
Mariana Vaz, técnica de serviço social que coordenará o Serviço de Apoio à Maternidade em Dificuldade (SAMD).

A Diocese de Leiria-Fátima disponibiliza, a partir de hoje (24.03.17), através da Cáritas Diocesana, o Serviço de Apoio à Maternidade em Dificuldade (SAMD). Esta resposta social apoiará as mulheres grávidas que manifestem a intenção de realizar uma interrupção voluntária da gravidez (IVG), por não encontrarem reunidas as condições económicas para acolher um filho, com vista à continuidade da gestação.

Trata-se de um projeto da Diocese de Leiria-Fátima, surgido de uma proposta de Élia Santiago, médica obstetra no Hospital de Santo André em Leiria, que verificou, através de um estudo que elaborou em 2010 e 2011, que algumas mulheres grávidas decidiam abortar por não terem condições para ter o filho.

O novo serviço, que tem como lema “Um filho é um tesouro, Não o perca! Nós ajudamos!”, passa a disponibilizar acompanhamento durante a gravidez e até três anos após o nascimento da criança. Fornecerá também apoio no processo de inserção profissional das mães no mercado de trabalho e na procura de respostas sociais para a integração da criança.

São objetivos do novo serviço: minimizar o impacto económico de uma gravidez, no seio de uma família com fracos recursos monetários; envolver a família na procura de soluções, de forma a garantir o desenvolvimento de um projeto de gravidez e maternidade consistente e apoiar o crescimento e educação da criança, prestando apoio de acordo com os recursos disponíveis.

A coordenar esta resposta estará uma técnica de serviço social que, em colaboração com os serviços da Cáritas Diocesana, assegurará o atendimento às mulheres e famílias que procurem o SAMD.

O trabalho desenvolvido contará com o apoio de um Conselho Consultivo, composto pelo vigário geral diocesano e diretor do Departamento da Pastoral Social, pelo presidente da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, pelos diretores do Departamento da Pastoral Familiar e do Serviço da Pastoral da Saúde da diocese de Leiria-Fátima, pela técnica responsável pelo projeto e por uma médico especialista em ginecologia-obstetrícia.

Na sessão de apresentação, que decorreu hoje, no Centro Pastoral Diocesano, o vigário geral diocesano e diretor do Departamento da Pastoral Social, padre Jorge Guarda, informou que “o SAMD tem vindo já a estabelecer contactos com a Segurança Social, a Administração Regional de Saúde, as câmaras municipais e as Instituições Particulares de Solidariedade Social existentes na área geográfica da diocese de Leiria-Fátima”.

“A resposta tem sido extremamente favorável e prevê-se já a assinatura de alguns protocolos de cooperação”, adiantou o sacerdote.

O Bispo diocesano, D. António Marto, congratulou todos os que se empenharam para o arranque deste novo serviço, lembrando que o mesmo surgiu no contexto do Ano Santo da Misericórdia, celebrado em 2015 e 2016. Neste sentido, recordou o desejo que o Papa deixou expresso na Bula da Misericórdia para que, “em cada diocese, ficasse uma obra marcante de misericórdia, que tornasse visível a bondade de Deus”.

D. António Marto elogiou o esforço feito na procura de parcerias junto das entidades autárquicas e associações de solidariedade social, justificando a sua pertinência.

“Vivemos numa sociedade complexa e, se queremos ser eficazes naquilo que fazemos, temos de dar as mãos e trabalhar em rede, para fazer o melhor que se pode”, disse, ao pedir a colaboração de todos na divulgação do novo serviço, para que o mesmo chegue a quem dele precisa.

O SAMD será financiado por um fundo de apoio à vida, proveniente de ofertas públicas ou particulares, mecenato, atividades e iniciativas promovidas pela Cáritas Diocesana de Leiria ou outros organismos que prestem apoio a este serviço.

Este serviço funcionará nas instalações da Cáritas de Leiria-Fátima, em Leiria, com atendimento à terça-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, e por marcação telefónica nos restantes dias da semana, no mesmo horário.

 

Contatos do SAMD:

Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima

Rua Francisco Pereira da Silva

Tel. 968 804 845

Email. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Notícia desenvolvida na edição de 30.03.17 do Presente Leiria-Fátima.

Diogo Carvalho Alves | Presente Leiria-Fátima

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados