Notícias

D. António Marto fala de Fátima em Roma

Categoria: Notícias
Criado em 17-03-2017
©LMFerraz

O Bispo de Leiria-Fátima apresentou, na passada quarta-feira, uma conferência sobre o Centenário das Aparições da Cova da Iria a membros do corpo diplomático da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, em Roma.

A Mensagem de Fátima continua atual, cem anos depois, e sobretudo continua a ser necessária, pois dá-nos um “programa espiritual e pastoral para a evangelização, desta vez na companhia e sob a proteção do Coração Imaculado de Maria”, afirmou D. António Marto, recordando que “a sombra brilhante de Fátima” abrange o século XX, “talvez o século mais cruel e sangrento da história” e é neste quadro trágico que a Virgem Maria aparece em Fátima “como uma visão de paz e uma luz de esperança para a Igreja e para o mundo”.

“Provavelmente, só hoje, depois de quase um século, estamos em posição de compreender mais profundamente a verdade, a riqueza e toda a extensão desta mensagem”, referiu, sublinhando que “é possível vencer o mal, a partir da conversão do coração a Deus pela oração e reparação do pecado humano”.

Nesse sentido, o Biso diocesano destacou alguns dos aspetos da atualidade da Mensagem de Fátima e sua relevância para os dias de hoje, como a “afirmação da primazia de Deus”, uma das caraterísticas essenciais: “fazer regressar o ato de adoração a Deus ao centro da vida da Igreja e do mundo, em contraste com o ambiente de perseguição e, hoje, de ateísmo da indiferença religiosa”. O apelo à conversão e à reparação, à oração, especialmente a recitação do Terço, o compromisso com a Paz, a compaixão pelo sofrimento, a devoção ao Imaculado Coração de Maria, a abertura à comunhão católica, através da unidade em torno do Papa, são outros desses aspetos fundamentais.

Além dos embaixadores de língua portuguesa e espanhola, estiveram presentes neste encontro o bispo D. Carlos Azevedo, alguns sacerdotes portugueses que trabalham na Cúria Romana, o chefe de protocolo da Secretaria de Estado, monsenhor José Avelino Bettencourt, o reitor do Pontifício Colégio Português, cónego António Rego, o cardeal Saraiva Martins, o cardeal Monteiro de Castro e o reitor da Universidade Gregoriana, padre Nuno Gonçalves.

Conferência em apresentação de livro

Durante esta passagem por Roma, já na quinta-feira, o Bispo de Leiria-Fátima apresentou também uma conferência sobre o tema “Fátima: Mensagem de Misericórdia e de Esperança para o Mundo”, título do livro de sua autoria que a Universidade Católica acaba de publicar.

A intervenção de D. António Marto decorreu no âmbito da apresentação de um outro livro – “Fátima – Sou peregrino” –, da autoria do padre António Rego, antigo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja Católica em Portugal, uma obra com a chancela da Paulinas Editora. A sessão foi também patrocinada pela Embaixada de Portugal junto da Santa Sé e decorreu no Salão Nobre do Instituto Português de Santo António em Roma (IPSAR).

Fontes: Santuário de Fátima e Agência Ecclesia

Partilhar:



Video

Bispo de Leiria-Fátima comenta confirmação da vinda do Papa a Fátima



Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados