Notícias

Faltam dois meses para visita do Papa a Fátima

Categoria: Notícias
Criado em 16-03-2017

A dois meses da visita do Papa a Fátima...

 

Ultimam-se os preparativos pelas autoridades civis, que antecipam grande participação de peregrinos nas celebrações de 12 e 13 de maio. O capitão Carlos Canatário, comandante do Destacamento Territorial de Tomar da GNR prevê a presença de pelo menos 500 mil pessoas. Para este responsável, as principais preocupações são a segurança da multidão e o apoio aos cidadãos. No V Workshop Internacional de Turismo Religioso, que decorreu na passada semana em Fátima, o comandante da GNR informou que as medidas a implementar no terreno serão comunicadas no início de abril e sublinhou a importância da utilização de vias alternativas nos acessos à freguesia de Fátima e ao Santuário nos dias da peregrinação.

 

Já é conhecido o hino da visita, com o título “Deus em mim”, com letra de José Tolentino Mendonça e música de João Gil. Interpretado pelo grupo Vocal Emotion, o hino recolhe inspirações da música pop mais recente, dando uma ideia muito interessante da presença da Igreja no mundo. O videoclipe foi produzido pela Ecclesia.

 

 

Santuário apresentou página oficial da visita do Papa, onde apresenta informações para peregrinos, curiosidades sobre a vida da Igreja e percurso biográfico do Santo Padre. O endereço www.papa2017.fatima.pt apresenta a imagem que ilustra o cartaz desta visita, no Centenário das Aparições, oferecendo aos visitantes menus com dados para quem se pretende deslocar à Cova da Iria, na peregrinação internacional de maio, a pé, de carro ou integrado num grupo, prevendo ainda casos de necessidades especiais. Além do hino, logótipo, cartaz e oração oficiais, os visitantes podem ficar a conhecer vários dados sobre locais e a história de Fátima, a sua relação com os Papas, informações de segurança e “curiosidades” sobre a vida da Igreja Católica em Portugal ou sobre o papamóvel, por exemplo.

 

Foi editado estudo científico da escultura de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, pelo Santuário de Fátima, no passado fim de semana, numa obra coordenada por Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima. O estudo desenvolvido pretendeu proceder a uma análise rigorosa dos materiais e do estado de conservação da Escultura de Nossa Senhora de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições, para posteriormente serem objeto de uma publicação científica da responsabilidade do Museu do Santuário de Fátima e do Laboratório de Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar.

 

Os CTT estão a assinalar o Centenário das Aparições de Fátima com três peças filatélicas, uma delas foi lançada no passado dia 12 de março, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A imagem de Nossa Senhora de Fátima é representada no selo do bloco filatélico da emissão Centenário das Aparições. Já a emissão filatélica da visita do Papa Francisco tem uma folha especial, com quatro selos, para fixar um momento único em que irão ser renovados votos perante centenas de milhares de peregrinos de todo o mundo.

 

Estandartes difundem Mensagem de Fátima, numa iniciativa da Speakers Bureau, com o apoio do Santuário de Fátima, que pretende assinalar o Centenário das Aparições de Nossa Senhora e a visita do Santo Padre. Adoração, conversão, oração e penitência são as palavras escritas nos estandartes, com dimensão de 95x75 centímetros e que pretende ser um “símbolo da devoção que os portugueses sentem por Maria e Fátima” e a ideia é que seja colocado nas janelas das casas e nas fachadas e montras das lojas, como forma de demonstrar "fé e esperança" na mensagem de Maria, disse ao Diário de Notícias a mentora da ideia, Assunção Sá da Bandeira. Podem ser adquiridos nas lojas de artigos do Santuário ou em www.estandartesdefatima.pt. Parte da receita reverte a favor do Centro de Ação Social do Santuário de Fátima – Casa de S. Miguel – Lar e Crianças Jovens.

Presente Leiria-Fátima

Partilhar:





Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados