Notícias

Nota episcopal sobre a vinda do Papa Francisco a Fátima a 12 e 13 de Maio

Categoria: Notícias
Criado em 16-12-2016
©LMFerraz/DR (montagem)

Foi anunciada a 16 de dezembro de 2016 a confirmação oficial de que o Papa Francisco virá presidir à peregrinação de 12 e 13 de Maio de 2017, no Santuário de Fátima, data do centenário da primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos.

A este propósito, o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, emitiu o comunicado que passamos a divulgar:

 

Peregrinação do Papa Francisco a Fátima

Acabamos de receber a confirmação oficial de que o Papa Francisco vem em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, a 12 e 13 de maio de 2017, para presidir à celebração do Centenário das Aparições da Bem-Aventurada Virgem Maria na Cova da Iria.

O primeiro sentimento que desejo exprimir é de júbilo e regozijo pela sua vinda até nós como Pastor universal da Igreja, pela sua presença física próxima, num face a face insubstituível que nos permite sentir de perto o seu afeto, ouvir diretamente a sua mensagem, celebrar o Jubileu Centenário das Aparições numa dimensão universal de toda a Igreja que ele representa. Quando o Papa se faz peregrino, na qualidade de Pastor universal da Igreja, é toda a Igreja que peregrina com ele. Por isso, esta peregrinação jubilar reveste um grande significado pastoral e espiritual e um particular relevo a nível eclesial, nacional e mundial.

Em segundo lugar quero exprimir um profundo e sentido agradecimento ao Santo Padre porque a sua visita é um dom que ele nos concede, um gesto que revela o seu amor filial a Nossa Senhora de Fátima e o seu afeto e desejo de estar próximo de nós. É um dom não só para Fátima, mas para toda a Igreja em Portugal e para o nosso país. Também nós queremos retribuir-lhe o afeto e acolher a sua palavra.

O Papa vem, de facto, confirmar os fiéis na beleza, na bondade e na verdade da fé como sentido para viver e confiança na bondade da vida de que todos temos particular necessidade. Porém, o modo de comunicar e se relacionar do Papa Francisco envolve todos os homens e mulheres de boa vontade. A modalidade singular de exercício do ministério, a sua abertura de coração a todos, o seu desejo apaixonado de que nenhum seja excluído, a autoridade do seu testemunho de quem vive o que diz, não deixam ninguém indiferente. Por isso, a expectativa do nosso povo é grande e estou certo de que o Papa Francisco encontrará entre nós a melhor e maior abertura e acolhimento.

Por fim, gostaria de sublinhar a responsabilidade que pesa sobre nós a fim de que a visita papal não se reduza à experiência de uma emoção intensa e passageira. Desejamos que este evento seja sobretudo uma experiência significativa para a Igreja em Portugal, em correspondência aos apelos do Papa Francisco, na dimensão missionária de Igreja em saída e de misericórdia; um momento de graça que confirme e renove a nossa fé no caminho para Cristo, em oração com Maria e ofereça razões e sinais de esperança a todos os homens e mulheres da nossa terra.

Bem-vindo, Papa Francisco!

António Marto
Bispo de Leiria-Fátima

Partilhar:



Video

Entrevista de D. António Marto à Agência Ecclesia

Prestes a receber o Papa Francisco em Fátima, D. António Marto fala da visita, do Centenário das Aparições e da Mensagem de Fátima.



Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados