Notícias

Santuário de Fátima com vasto programa em Ano Jubilar

Categoria: Notícias
Criado em 29-11-2016
©Luís de Oliveira

O Ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima foi apresentado pelo Santuário, no passado dia 26 de Novembro, com o tema “O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”. Tendo como centro a peregrinação aniversária de maio de 2017, com a visita já confirmada do Papa Francisco, são muitas as celebrações a decorrer até outubro.

Variadas iniciativas culturais e festivas integram ainda o vasto programa comemorativo, cuja abertura oficial decorreu na celebração dominical do dia seguinte, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Marto.

 

Fé, cultura e festa no Centenário das Aparições

A inauguração da exposição “As cores do sol – A luz de Fátima no mundo contemporâneo” foi o primeiro momento da apresentação do ano comemorativo do Centenário das Aparições de Fátima, um Ano Jubilar concedido ao Santuário de Fátima pelo Papa Francisco, entre os dias 27 de novembro de 2016 e 26 de novembro de 2017.

“Um ano de especial graça” que convida “todos os peregrinos ao compromisso”, como afirmou o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas na jornada que se seguiu. “Os peregrinos que, durante este período, visitarem o Santuário, aí participarem em alguma celebração ou rezarem, poderão receber a indulgência de Deus, expressão da sua misericórdia para connosco”, continuou o reitor, apontando este jubileu como “graças a Deus por todas as bênçãos que Ele derrama sobre nós em Fátima, através da mensagem transmitida neste lugar e dos seus protagonistas”.

O padre Carlos Cabecinhas referiu ainda alguns gestos e sinais especiais que irão marcar o caráter festivo do ano de 2017, com destaque para o Pórtico Jubilar, inspirado no arco festivo que, em 1917 assinalou o lugar das aparições, e sob o qual foram fotografados Francisco, Jacinta e Lúcia (foto na 1.ª página). Também o Itinerário Jubilar do Peregrino e a Oração Jubilar de Consagração serão dois desses elementos de ajuda à vivência do Centenário pelos peregrinos.

Sobre o tema do ano, o bispo da diocese de Lamego, D. António Couto, proferiu a conferência “O Senhor fez maravilhas: Maria na história da Salvação”. Afirmando que “para quem tem olhos para ver, Fátima entrega a este mundo insensato e violento uma mão cheia de luz e de bom senso”, o orador sublinhou a atualidade de Fátima, pois “nunca se abriram tantas valas comuns nem se produziu tanto sofrimento” como nos nossos dias, fazendo ressurgir Deus “com uma violência inaudita”.

No final, D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, apontou três objetivos para este ano jubilar: “ação de graças, experiência de misericórdia e compromisso com a paz”. O compromisso é com Deus, “mas também com os irmãos, respondendo aos apelos feitos por Nossa Senhora à conversão”.

Coube também ao Bispo diocesano a abertura solene deste ano, no domingo 27 de novembro, com a passagem no Pórtico Jubilar e a celebração da Missa, na Basílica da Santíssima Trindade. “Despertar” e “caminhar à luz de Deus” foram duas expressões que usou, em ligação com o tempo de Advento que se iniciou nesse dia. Na sua homilia, deixou o desafio à vivência do ano jubilar “com alegria e esperança”, como “tempo favorável de ação de graças pelo dom da visita e da mensagem da Senhora e pelas graças recebidas”, “de experiência da ternura e da misericórdia de Deus; de devoção terna ao Imaculado Coração de Maria; de conversão e de compromisso com Deus e a favor dos outros e da paz no mundo, a exemplo dos Pastorinhos”.

A celebração terminou com a bênção papal, concedida por D. António Marto por mandato do Papa Francisco.

Medalha comemorativa

Na jornada de apresentação do ano, foram anunciados os vencedores dos prémios de fotografia instituídos pelo Santuário e apresentada a medalha comemorativa do Centenário das Aparições de Fátima. Da autoria do mestre Avelino Leite, apresenta no centro três elementos dourados, a sugerirem o triângulo que remete para a Santíssima Trindade, tendo no centro o Coração Imaculado de Maria, elemento central da Mensagem de Fátima.

 

Temática do Ano Jubilar

Acontecimento de referência: Aparição de Nossa Senhora no mês de outubro
Frase inspiradora: Sou a Senhora do Rosário
Núcleo teológico: O Deus da Aliança
Elemento catequético: Maria na História da Salvação
Atitude crente: Devoção mariana
Tema do ano: “O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”

 

Em agenda

- Um Centenário de Vozes: 100 personalidades convidadas a fazer um breve depoimento sobre Fátima, a passar na rádio e online.

- Mural online de testemunhos: criação de uma plataforma em que cada peregrino pode deixar uma breve declaração em vídeo, a partilhar nas redes sociais.

- Primeiros sábados: programa para a vivência no Santuário.

- Difusão da Mensagem de Fátima: Palavras de Fátima; Passo-a-rezar; aplicações para dispositivos móveis.

- Revista Cultural “Fátima XXI”: duas edições.

- Literatura infantojuvenil inspirada em Fátima: publicação de uma obra para o público infantil.

- Exposições: para além da exposição sobre o novo ano pastoral, com visitas temáticas nas primeiras quartas-feiras do mês, está prevista outra sobre fotografias do Centenário.

- VII Ciclo de Conferências (11 de dezembro, 8 de janeiro, 12 de fevereiro, 12 de março e 9 de abril)

- 2.ª edição dos Cursos de verão do Santuário de Fátima sob o título “Os papas e Fátima” (10 a 12 de julho).

- Colóquio Comemorativo dos 100 Anos das Aparições de Fátima, sob o título “Fátima – História e Memória” (26 e 27 de maio).

- Video Mapping “Fátima – Tempo de Luz”, no recinto de oração, nos dias 12 de maio às 23h30 e nos dias 13 e 14, às 21h30.

- Diversos: 21 retiros de doentes; 24 peregrinações de idosos; 6 edições do programa de Férias para Pais com Filhos Portadores de Deficiência.

 

Eventos Musicais

- “Recolhimento e Reflexão” (8 de janeiro)

- “Pequeno Concerto Espiritual” (12 de fevereiro)

- III Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima (19 de fevereiro)

- “Tradições da Música Sacra do Barroco” (12 de março)

- “Maria no Nosso Tempo” (9 de abril)

- Ciclo Louvor Perfeito (23 de abril)

- IX Encontro de Coros Infantis do Santuário de Fátima (25 de abril)

- Ciclo de Música Sacra: “A Virgem Maria na Tradição Monódica Latina e na Liturgia Ortodoxa” (14 de maio); “A Virgem Maria na Tradição Musical das Igrejas Orientais” (9 de julho); “Rainha dos Céus, Alegrai-vos” (13 de agosto); “A Virgem Maria na Tradição da Polifonia Ocidental” (10 de setembro); “Ecos de Fátima” (8 de outubro)

- Ciclo Ouvir Fátima (23 de junho)

- “Concerto de Encerramento do Centenário das Aparições de Fátima” (13 de outubro).

LMF | Presente Leiria-Fátima

Partilhar:



Video

Entrevista de D. António Marto à Agência Ecclesia

Prestes a receber o Papa Francisco em Fátima, D. António Marto fala da visita, do Centenário das Aparições e da Mensagem de Fátima.



Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados