Festa de Nossa Senhora do Rosário

Categoria: Homilias/Mensagens
Criado em 11-10-2016

Homilia da Eucaristia do centenário do nascimento de D. Alberto Cosme do Amaral

 

Festa de Nossa Senhora do Rosário

† António Marto

Basília de Nossa Senhora do Rosário de Fátima,

7 de outubro de 2016

Refª: CE2016B-010

Celebramos hoje a festa da Bem-Aventurada Virgem Maria, Senhora do Rosário, à qual é dedicado, de modo especial, este mês de outubro. A imagem tradicional de Nossa Senhora do Rosário representa Maria que com um braço ampara o Menino Jesus e com o outro apresenta a coroa do rosário a São Domingos. Esta iconografia é muito significativa: mostra que o rosário é um meio oferecido pela Virgem para contemplar Jesus e, meditando a sua vida, amá-lo e segui-lo sempre fielmente. Foi a recomendação que Nossa Senhora deixou aqui em Fátima há quase 100 anos. Aos três pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco, apresentando-se como "Nossa Senhora do Rosário" recomendou com insistência que se recitasse o rosário todos os dias, para obter o fim da guerra e alcançar a paz.

Como é bela a iconografia que nos apresenta a Senhora do Rosário como Mãe de Ternura que nos convida a deixarmo-nos guiar por ela na meditação dos mistérios de Cristo. Estes mistérios (gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos) trazem à nossa vida o gozo da presença de Deus connosco e das suas bênçãos; a luz de Deus que brilha em nós e ilumina os nossos caminhos; a sua misericórdia e compaixão com as nossas dores; a esperança gloriosa da ressurreição que abre horizontes novos de confiança na bondade e na beleza da vida a caminho da plenitude. Com o rosário, dia após dia, somos ajudados a assimilar o evangelho de modo a enformar toda a nossa vida.

Como é bela a Senhora do Rosário que em Fátima se apresenta como Mãe de Misericórdia e Rainha da paz que acompanha os sofrimentos dos filhos e lhes oferece o seu Imaculado Coração como refúgio e garantia do triunfo do amor nos dramas da história, pedindo-lhes a colaboração com a recitação do terço, para os envolver na construção da paz.

Também nós queremos acolher a riqueza materna da Virgem, comprometendo-nos a recitar com fé o terço pela paz nas famílias, nas nações e no mundo inteiro.

Também nós, unidos a Ela como no cenáculo, invocamos uma especial efusão do Espírito Santo que ilumine o caminho da Igreja e do mundo neste tempo conturbado e que nos ajude a levar o amor misericordioso de Deus ao mundo sedento de paz.

O senhor bispo D. Alberto colocou a sua vida e o seu episcopado sob o olhar de Maria e era grande devoto do rosário. Tinha uma confiança de entrega filial a Nossa Senhora, que expressa numa oração muito bela e comovente do seu testamento: 

“Mãe, peço-te humildemente perdão de não ter correspondido... Ajuda-me a ser todo teu, a ser todo para ti, no ser e no agir. Nada quero pensar sem ti, nada quero fazer sem ti, nada e a ninguém quero amar sem ti. Todo para ti, a fim de ser todo para Jesus e por Jesus ser todo para o Pai no Espírito Santo... Agradeço à Trindade Beatíssima as maravilhas que em ti realizou a favor de mim e a favor de todos os homens. Que seria da humanidade sem ti! Que seria de mim sem ti! Embora, por minha incapacidade, eu não chame por ti, não me largues um só instante. Ainda que eu me esqueça de ti, não te esqueças tu de mim. Filho mais débil, mais necessidade tem da tua presença, do teu carinho, do teu sorriso de Mãe”. Ámen!

Partilhar:



Video

Entrevista de D. António Marto à Agência Ecclesia

Prestes a receber o Papa Francisco em Fátima, D. António Marto fala da visita, do Centenário das Aparições e da Mensagem de Fátima.



Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados